Jesus e a essência da lei

Lições da Bíblia

“7. Analise os detalhes da história de Mateus 19:16-22 e seu contexto. Quais verdades amplas e importantes tiramos sobre a lei e o que envolve sua observância?”1 “16 E eis que alguém, aproximando-se, lhe perguntou: Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna? 17 Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. 18 E ele lhe perguntou: Quais? Respondeu Jesus: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho; 19 honra a teu pai e a tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo. 20 Replicou-lhe o jovem: Tudo isso tenho observado; que me falta ainda? 21 Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. 22 Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades.” (Mateus 19:16-22 RA)2. Uma das verdades amplas é necessidade de se guardar todos mandamentos, esse aspecto é inquestionável, no entanto, quanto ao jovem rico, este tropeçou no décimo mandamento, não cobiçarás. Esse fato demostra que observância dos mandamentos não é só um ato exterior, sendo necessário a ação do poder de Deus em nossa vida para que a sua guarda seja também um ato interior. É do coração que procede todos os desígnios da vida, só um coração transformado pode obedecer os mandamentos com fruto do Espírito.

“O jovem rico não podia compreender que a salvação do pecado não é resultado de cumprir fielmente a lei. Ao contrário, ela vem do Legislador, o Salvador. Os israelitas conheciam essa verdade desde o início, mas a haviam esquecido. Então, Jesus mostrou o que eles deviam ter ouvido desde o princípio: que obediência e entrega total a Deus são tão unidas que uma sem a outra se torna apenas uma simulação da vida cristã. ‘Coisa alguma menos que obediência pode ser aceita. A entrega do próprio eu é a essência dos ensinos de Cristo. Muitas vezes, é apresentada e ordenada em linguagem que se afigura autoritária, porque não há outro modo de salvar homens senão cortar as coisas que, se forem mantidas, aviltarão todo o ser’ (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 523).”1

“Em outro encontro, os saduceus haviam questionado a ressurreição e Jesus os tinha surpreendido e silenciado com Sua resposta. Então, os fariseus se reuniram, prontos para fazer uma última tentativa de levar o Salvador a dizer algo que eles pudessem interpretar como sendo contra a lei. Eles escolheram um determinado intérprete da lei para questionar Jesus sobre qual era o mandamento mais importante (Mt 22:35-40).”1

“A pergunta do intérprete da lei provavelmente tivesse surgido pela tentativa dos rabinos de organizar todos os mandamentos por ordem de importância. Se dois mandamentos estivessem em aparente conflito, aquele que supostamente fosse o mais importante teria prioridade, e a pessoa estaria livre para transgredir o menos importante. Os fariseus exaltavam principalmente os primeiros quatro preceitos do Decálogo como sendo mais importantes que os últimos seis e, como resultado, falharam quando se tratava de assuntos de religião prática.”1

“Jesus respondeu de maneira magistral: Em primeiro lugar, deve haver amor no coração, antes que possamos começar a observar a lei de Deus. Obediência sem amor é impossível e sem valor. No entanto, onde há verdadeiro amor para com Deus, incondicionalmente a pessoa coloca a vida em harmonia com a Sua vontade expressa em todos os Dez Mandamentos. Por isso, Jesus disse: ‘Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos’ (Jo 14:15).”1

Quinta-feira, 04 de setembro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudioda Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 477, Jul. Ago. Set. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos