Milagres no sábado

Lições da Bíblia

“Os evangelhos mencionam muitas curas miraculosas que Jesus realizou no dia de sábado. É interessante notar que, na maioria dos casos, a cura veio por iniciativa de Jesus, como se Ele quisesse propositadamente curar no sábado, embora pudesse ter feito isso em qualquer outro dia. Jesus estava tentando apresentar um ponto: curar no sábado não era ilícito. Ao contrário, era mais legítimo do que as coisas que muitos fariseus e líderes religiosos estavam acostumados a fazer nesse dia.”1

“6. Quais argumentos são usados em cada um dos seguintes textos para justificar as curas feitas por Jesus no sábado?”1 “10 Achava-se ali um homem que tinha uma das mãos ressequida; e eles, então, com o intuito de acusá-lo, perguntaram a Jesus: É lícito curar no sábado? 11 Ao que lhes respondeu: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço, tirando-a dali? 12 Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem.” (Mateus 12: 10-12 RA)2; “15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, cada um de vós não desprende da manjedoura, no sábado, o seu boi ou o seu jumento, para levá-lo a beber? 16 Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos? (Lucas 13:15-16 RA)2; “16 E os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas no sábado. 17 Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.” (João 5:16-17 RA)2. É lícito fazer o bem aos sábados; é um dia próprio para o livramento do cativeiro do pecado; Deus trabalha incessantemente para salvar a humanidade.

“Embora seja verdade que devemos pôr de lado nossos interesses durante o sábado (Êx 20:9; Is 58:13), ele nunca deve ser considerado um período de ociosidade inútil. Em Suas controvérsias com os fariseus, Cristo indicou claramente que ‘é lícito, nos sábados, fazer o bem’ (Mt 12:12). De acordo com as tradições rabínicas, uma pessoa doente podia ser tratada no sábado, se a situação representasse perigo para a vida. Da mesma forma, se uma ovelha ou um boi caísse em uma cova, era permitido tirar o animal no dia de sábado para salvar sua vida. A vida de uma pessoa não era mais valiosa do que a de um animal? Infelizmente, os críticos de Cristo mostraram mais compaixão para com seus próprios animais do que a seres humanos sofredores. Eles permitiam que um animal fosse levado para beber água, mas não que uma pessoa fosse restaurada.”1

“Jesus também afirmou: “Meu Pai trabalha até agora, e Eu trabalho também” (Jo 5:17), referindo-Se à obra de Deus em favor de Suas criaturas. Mesmo no dia de sábado, Ele continua dando vida e sustentando o Universo (Hb 1:2, 3).”1

“Jesus ensinou que não devemos ser legalistas ao observar o sábado. Guardá-lo significa ‘descansar’ de nossas atividades (Hb 4:10) e, mais importante, deixar de tentar construir nosso caminho para a salvação, o que é impossível de qualquer forma. Satanás quer nos convencer a guardar o sábado de maneira egoísta. Se ele não puder nos influenciar contra o sábado, tentará nos levar para o outro extremo: o legalismo.”1

“Embora seja fácil ser legalista quanto ao sábado, outros podem ser negligentes em guardá-lo. Como encontrar o equilíbrio? Que cuidado devemos ter na nossa resposta à maneira pela qual os outros guardam o sábado? Como os fariseus viam a maneira de Jesus guardar o sábado?”1

Quarta-feira, 10 de setembro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudioda Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 477, Jul. Ago. Set. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos