O sábado depois da ressurreição

Lições da Bíblia

“Muitos cristãos guardam o domingo em vez do sábado, oferecendo uma série de razões, sendo a principal delas a ressurreição de Cristo. Além do ‘pequeno detalhe’ de que nada no Novo Testamento, incluindo as passagens sobre a ressurreição, ensina que o domingo deva substituir o sábado, o Novo Testamento mostra que Cristo pretendia que Seu sábado fosse guardado mesmo depois de Sua ressurreição.”1

“7. O que Mateus 24:20 diz sobre o sábado nos anos posteriores à ressurreição de Jesus?”1 Orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado;” (Mateus 24:20 RA)2. Se referindo a futura destruição da cidade Jerusalém, Cristo mencionou a necessidade dos cristãos de orar para que a fuga deles dessa cidade não ocorresse nem no inverno nem no sábado. Com isso fica evidente que o sábado deveria continuar como o dia de guarda, já que a destruição de Jerusalém só ocorreria dezenas de anos após estas palavras terem sido pronunciadas por Jesus.

“As palavras de Cristo em Mateus 24:20 nos mostram que, no ano 70 d.C., cerca de quarenta anos após Sua morte, o sábado devia ser considerado tão sagrado como sempre tinha sido. Comoção, agitação, medo e viagem para fugir de Jerusalém seriam atitudes impróprias no dia de sábado.”1

“8. Que outra evidência do Novo Testamento mostra que o sábado permaneceu sagrado depois da ressurreição de Cristo?”1 14 Mas eles, atravessando de Perge para a Antioquia da Pisídia, indo num sábado à sinagoga, assentaram-se. [...] 42 Ao saírem eles, rogaram-lhes que, no sábado seguinte, lhes falassem estas mesmas palavras. (Atos 13:14, 42 RA)2; 1 Em Icônio, Paulo e Barnabé entraram juntos na sinagoga judaica e falaram de tal modo, que veio a crer grande multidão, tanto de judeus como de gregos. (Atos 14:1 RA)2; “1 Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus. 2 Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras,” (Atos 17:1-2 RA)2; “E todos os sábados discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos.” (Atos 18:4 RA)2. A evidência da conduta dos apóstolos, estes continuavam observando o sábado, fazendo desse dia um dos principais para a evangelização.

“Para os discípulos, ir à sinagoga era o que a frequência à igreja deve ser para nós hoje: uma das melhores formas de observar o sábado. Isso é especialmente perceptível com o apóstolo Paulo, que habitualmente estava presente nas reuniões religiosas da sinagoga aos sábados. Era seu costume, seguindo o exemplo de Jesus (At 17:2). Embora fosse o apóstolo dos gentios e o campeão da justificação pela fé, ele costumava ir à sinagoga no sábado, não apenas para falar aos judeus, mas também para santificar esse dia.”1

“Certo sábado, depois que a reunião da sinagoga foi concluída, os gentios suplicaram que Paulo pregasse o evangelho a eles. O apóstolo poderia convidá-los a ouvi-lo no dia seguinte, domingo, mas esperou uma semana. ‘No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a Palavra de Deus’ (At 13:44). Esses textos oferecem poderosa evidência de que a igreja primitiva não sabia nada sobre o primeiro dia da semana como substituto do sétimo.”1

“Como nossa guarda do sábado pode nos tornar cristãos mais compassivos, amorosos e carinhosos?”1

Quinta-feira, 11 de setembro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

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1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 477, Jul. Ago. Set. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

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