A fé persevera

Lições da Bíblia

1. Qual é a atitude de Tiago e Pedro em relação às provações? Como devemos nos relacionar com esse preceito bíblico? “2 Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, 3 sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.” (Tiago 1:2-3 RA)2. “6 Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, 7 para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;” (1 Pedro 1:6-7 RA)2; “12 Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; 13 pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois coparticipantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando.” (1 Pedro 4:12-13 RA)2. As provações devem ser motivo de alegria considerando que estas produzem perseverança e por fim exultaremos na revelação da glória de nosso Senhor Jesus Cristo. Quando somos provados, por amor a Cristo, nos tornamos coparticipantes de seus sofrimentos.

“Ninguém gosta de sofrimento e nós o evitamos sempre que possível. A palavra grega traduzida no verso 3 como ‘provação da vossa fé’ é dokimion. Refere-se ao processo de provar a autenticidade de alguma coisa. Pedro compara esse teste ou provação da fé à maneira pela qual o fogo purifica o ouro. Embora tal provação possa não ser agradável, Deus espera um bom resultado. As provas não devem nos desencorajar porque, se permanecermos fiéis, sairemos ‘como o ouro’ (Jó 23:10; compare com Pv 17:3).”1

“Assim, devemos nos alegrar quando surgirem provações, especialmente sobre nossa fé, pois Jesus diz: ‘Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos Céus’ (Mt 5:12). Além disso, as provas aprofundam nosso apreço pelo que Cristo suportou por nós. Como 1 Pedro 4:13 indica, elas nos permitem participar dos sofrimentos de Cristo.”1

“Em suma, temos que olhar através e além de cada provação e visualizar o resultado almejado por Deus. É aí que entra a fé. Precisamos acreditar em um Pai amoroso, confiar na Sua sabedoria e agir com base em Sua Palavra. Podemos com segurança entregar nosso futuro a Ele (cf. Rm 8:28). Na verdade, somente tendo uma vida de fé, conhecendo pessoalmente o amor de Deus e vivendo à luz desse amor, podemos nos alegrar nas provações.”1

“Em Tiago 1:3, o objetivo final da provação da nossa fé é a ‘perseverança’. A palavra grega (hypomonē) também pode ser traduzida como ‘paciência’ (ARC) ou ‘resistência’ (New American Standard Bible). Hypomonē se refere àquilo que dura mais que todas as coisas porque repousa confiantemente na certeza da divina libertação final (como em Lucas 21:19).”1

“Uma coisa é permanecer fiel a Deus durante as provações, isto é, não perder a fé, mas apegar-se ao Senhor, mesmo nos piores momentos. Mas somos instruídos a nos alegrarmos em nossas provações. Isso não é pedir muito? Afinal, se já é difícil permanecer fiel nas provações, como nos alegraremos com elas? No entanto, essa é a orientação que recebemos. Como podemos aprender a ter essa alegria?”1

Domingo, 05 de outubro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 478, Out. Nov. Dez. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos