A lei da liberdade

Lições da Bíblia

“5. Leia Tiago 1:25. O que ele fala sobre a função da lei?” “Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.” (Tiago 1:25 RA)2. A lei nos apresenta a vontade de Deus para a nossa vida. Uma viver em harmonia com a prática da lei nos proporciona felicidade. Essa prática não pode nos salvar, devendo ser o resultado da salvação que Deus operar naqueles que permitem que Ele realize Sua obra redentora em seu coração.

“Tiago ecoa os Salmos ao declarar que a lei de Deus é ‘perfeita’ (Sl 19:7) e um caminho de liberdade (Sl 119:45). Mas note que a lei em Tiago não pode nos salvar e, certamente, não pode nos purificar. Ela nos mostra o ideal de Deus, mas não pode nos fazer cumprir esse ideal, assim como o simples fato de ver um atleta mundialmente famoso realizar proezas incríveis não poderia nos habilitar a fazer o mesmo. Para seguir esse ideal, precisamos do poder de Cristo em nossa vida.”1

“6. Leia Romanos 8:2, 4 e 2 Coríntios 3:17, 18. O que faz a diferença entre a lei como instrumento de morte ou como algo que mostra o caminho para a liberdade e a vida?”1 “2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. [...] 4 a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (Romanos 8:2, 4 RA)2; “17 Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. 18 E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” (2 Coríntios 3:17, 18 RA)2. O que faz a diferença entre a lei com um instrumento de morte ou um caminho de liberdade é Espírito Santo na vida de quem a pratica. A prática da lei deve ser fruto do Espírito, o resultado da salvação operada por Deus em nós.

“Mesmo Paulo afirma que ‘os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados’ (Rm 2:13). Como ele diz, podemos nos tornar praticantes somente através da obra do Espírito Santo escrevendo a lei em nosso coração. Somente quando obedecemos de coração, a lei pode ser uma lei de liberdade.”1

“Assim, o problema não está com a lei, mas conosco. Esquecemos quem realmente somos: pecadores em constante necessidade de um Salvador. Fora de Cristo, ouvimos apenas a condenação da lei. Mas em Cristo nos tornamos novos homens e mulheres (2Co 5:17), libertados em Jesus (Jo 8:36). Nós O ouvimos comunicando a lei para nós: ‘O Meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei’ (Jo 15:12). Por meio de Cristo, experimentamos a liberdade de filhos e filhas de Deus, salvos pela graça, e não desejaremos retroceder para a condenação e escravidão que tivemos como transgressores. Em Cristo, não somente somos perdoados dos nossos pecados, mas temos agora uma nova vida, na qual somos capazes de prestar obediência à lei. No entanto, não fazemos isso para ser salvos, mas por causa da liberdade que vem de saber que já estamos salvos e, portanto, já não estamos condenados pela lei.”1

“Com a natureza pecaminosa, como seria tentar guardar a lei de modo suficiente para sermos salvos? De que modo isso tornaria a lei um meio de escravidão? Como Jesus nos libertou dessa escravidão, enquanto, ao mesmo tempo, ordena que guardemos a lei?”1

Terça-feira, 21 de outubro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 478, Out. Nov. Dez. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos