Às doze tribos dispersas entre as nações

Lições da Bíblia

“5. Leia Tiago 1:1; Atos 11:19-21; 1 Pedro 2:9, 10. Quem são essas ‘doze tribos’, e como se tornaram tão amplamente espalhadas?”1Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na Dispersão, saudações.” (Tiago 1:1 RA); “19 Então, os que foram dispersos por causa da tribulação que sobreveio a Estêvão se espalharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. 20 Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene e que foram até Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do Senhor Jesus. 21 A mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor.” (Atos 11:19-21 RA); “9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 10 vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.” (1 Pedro 2:9 RA)2. “As ‘doze tribos’ podem ser uma referência ao Israel espiritual, todos os cristãos espalhados pela perseguição e pelo impulso de pregar o evangelho. No começo, o evangelho foi pregado somente aos judeus, mas depois alcançou outros povos.”1

“Como vimos, Tiago escreveu aos crentes. No início, a obra do evangelho se concentrou em Jerusalém (Lc 24:47), mas, como resultado da perseguição que se intensificou depois do apedrejamento de Estêvão, esses cristãos foram espalhados, e a semente do evangelho foi plantada ao longo das cidades e regiões vizinhas do Império Romano.”1

“De acordo com Atos 11, o evangelho se espalhou para os gentios bem cedo, a partir de Antioquia. Assim, ‘as doze tribos’ provavelmente se referem aos cristãos como um todo. Parece não ter havido diferentes congregações com base na etnia. Por isso, o Concílio de Jerusalém logo teve que decidir se os crentes gentios deviam primeiro se tornar judeus sendo circuncidados (At 15:1-6), a fim de se tornar cristãos.”1

“6. Leia Atos 15:13-21. Como Tiago abordou o problema enfrentado pela igreja primitiva?”1 13 Depois que eles terminaram, falou Tiago, dizendo: Irmãos, atentai nas minhas palavras: 14 expôs Simão como Deus, primeiramente, visitou os gentios, a fim de constituir dentre eles um povo para o seu nome. 15 Conferem com isto as palavras dos profetas, como está escrito: 16 Cumpridas estas coisas, voltarei e reedificarei o tabernáculo caído de Davi; e, levantando-o de suas ruínas, restaurá-lo-ei. 17 Para que os demais homens busquem o Senhor, e também todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu nome, 18 diz o Senhor, que faz estas coisas conhecidas desde séculos. 19 Pelo que, julgo eu, não devemos perturbar aqueles que, dentre os gentios, se convertem a Deus, 20 mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, bem como das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue. 21 Porque Moisés tem, em cada cidade, desde tempos antigos, os que o pregam nas sinagogas, onde é lido todos os sábados.” (Atos 15:13-21 RA)2. Tiago abril as portas do cristianismo para os gentios, fazendo apenas algumas restrições quanto as contaminações com ídolos, relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue.

“Uma solução bíblica manteve a igreja unida: Tiago citou a profecia de Amós de que a restauração e expansão final de Israel incluiriam os gentios (At 15:16, 17), um decreto fundamentado nas leis mosaicas para residentes estrangeiros (Lv 18–20).”1

“Tiago se dirigiu aos seus leitores como ‘as doze tribos’ para lembrá-los de sua identidade como coerdeiros da promessa feita a Abraão. Pedro expressa uma ideia semelhante quando descreve os cristãos como ‘nação santa’ (1Pe 2:9; compare com Êx 19:5, 6), abordando também os cristãos ‘dispersos’ no exterior (1Pe 1:1). A palavra grega em ambas as passagens é diaspora, que normalmente se referia a judeus que viviam fora dos limites geográficos de Israel (leia João 7:35).”1

“Apesar das enormes diferenças culturais, étnicas e sociais entre nós, o que une os adventistas do sétimo dia em Cristo como um movimento protestante distinto?”1

Quarta-feira, 01 de outubro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudioda Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 478, Out. Nov. Dez. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos