O homem com anel de ouro

Lições da Bíblia

“1 Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. 2 Se, portanto, entrar na vossa sinagoga algum homem com anéis de ouro nos dedos, em trajos de luxo, e entrar também algum pobre andrajoso, 3 e tratardes com deferência o que tem os trajos de luxo e lhe disserdes: Tu, assenta-te aqui em lugar de honra; e disserdes ao pobre: Tu, fica ali em pé ou assenta-te aqui abaixo do estrado dos meus pés, 4 não fizestes distinção entre vós mesmos e não vos tornastes juízes tomados de perversos pensamentos?” (Tiago 2:1-4 RA)1.

“Entre outras coisas, Tiago 2:1-4 é um estudo em contrastes. Uma pessoa é rica, bem vestida e aparentemente importante, enquanto a outra é pobre, malvestida e aparentemente insignificante. Uma recebe a maior cortesia, a outra é desprezada. A uma é oferecido um lugar confortável e de destaque, e à outra é dito que fique mais longe ou encontre um lugar no chão.”2

“A descrição não é muito bonita, especialmente porque é retratada (pelo menos em potencial), como acontecendo em um culto de adoração! A palavra grega para ‘reunião’ ou ‘assembleia’ no verso 2 é synagōgē, provavelmente uma referência primitiva aos cultos judaico-cristãos aos sábados. Muitos desses cultos teriam ocorrido em casas particulares (At 18:7, 8).”2

“Na cultura greco-romana do primeiro século, a imagem pública e posição eram muito importantes. Aqueles que possuíam riqueza, educação ou influência política deviam usar esses recursos para elevar sua reputação e beneficiar seus interesses pessoais. Qualquer grande doação para projetos públicos ou religiosos obrigava o recebedor a retribuir ao doador de alguma forma. A bondade era retribuída com lealdade, e a generosidade com valorização pública. As poucas pessoas da classe alta que assistiam aos cultos cristãos esperavam um tratamento privilegiado. Ignorar essas expectativas teria trazido descrédito para a igreja. A incapacidade de ser ‘politicamente correta’ ou rejeitar valores sociais era a receita para ofensa e motivo de divisão.”2

“1. Leia Marcos 2:16 e Lucas 11:43. Que expectativas da sociedade estavam envolvidas? Qual era o conflito entre elas e os princípios do evangelho?”1Os escribas dos fariseus, vendo-o comer em companhia dos pecadores e publicanos, perguntavam aos discípulos dele: Por que come [e bebe] ele com os publicanos e pecadores?” (Marcos 2:16 RA); “Ai de vós, fariseus! Porque gostais da primeira cadeira nas sinagogas e das saudações nas praças.” (Lucas 11:43 RA)2. “A sociedade esperava que publicanos e pecadores fossem excluídos de seu meio, enquanto Jesus e Seu evangelho pregavam salvação aos pobres e rejeitados.” 2

“Não é pecado ser pobre nem ser rico, mas uma forma de avaliar nossa experiência cristã é nossa maneira de tratar as pessoas diferentes de nós em idade, condição financeira, educação e até mesmo convicções religiosas. Tendemos a dar mais respeito àqueles que percebemos como estando ‘acima’ de nós na escada social e menos respeito aos que estão ‘abaixo’ de nós. Devemos lembrar que é fácil estar envolvidos com as convenções, ainda que Deus nos chame para ser diferentes (Rm 12:2).”2

“Responda: embora não sejamos tão diretos e grosseiros quanto as pessoas descritas por Tiago, não somos facilmente suscetíveis a ter favoritos? Como podemos aprender a reconhecer esse problema em nós mesmos e, finalmente, lidar com isso?”2

Para alcançar pessoas para o reino de Deus, não se esqueça dos pontos essenciais: 1. Tenha uma classe bíblica em atividade em sua igreja. 2. Organize e treine duplas missionárias. 3. Desafie cada cristão a orar por 5 pessoas e a trabalhar por elas. 4. Fortaleça os ministérios da visitação e recepção.

Domingo, 26 de outubro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

2 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 478, Out. Nov. Dez. 2014. Adulto, Professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos