Perfeição

Lições da Bíblia

“Leia Tiago 1:2-4. Observe a progressão: fé, provação, perseverança, perfeição. Tiago começa com fé, porque esse é o fundamento de toda verdadeira experiência cristã. Ele, então, diz que precisamos das provações para testar a autenticidade da nossa fé. Por último, Tiago afirma que as provas podem nos ensinar perseverança, para que, finalmente, não sejamos pegos de surpresa e vencidos por elas. O objetivo de Deus para nós é que sejamos ‘perfeitos e íntegros, em nada deficientes’ (Tg 1:4). A linguagem não poderia ser mais elevada. A palavra perfeitos (teleios) significa maturidade espiritual, enquanto íntegros (holokleros) refere-se à integridade em todos os aspectos. Na verdade, podemos nos tornar muito mais no Senhor, se quisermos morrer para o eu e permitir que Ele opere em nós ‘tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade’ (Fp 2:13).”

“2. Que atitude os cristãos devem ter em relação à ‘perfeição’?”1até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,” (Efésios 4:13 RA)2; “12 Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. 13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, 14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. 15 Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá.” (Filipenses 3:13-15 RA)2. Embora sejamos imperfeitos e ainda pecadores, devemos ter Cristo como modelo, e a cada dia avençarmos para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Jesus Cristo.

“Como Paulo, os seguidores de Cristo nunca ficarão satisfeitos com nada menos do que moldar sua vida segundo o amor altruísta e sacrifical de seu Mestre. Mas nunca nos sentiremos como se tivéssemos ‘alcançado’ ou ‘obtido a perfeição’.”1

“Observe, também, nas passagens, a ênfase no futuro. Paulo estava apontando para o que havia sido prometido em Deus mediante a fé em Jesus. Nunca há um momento na caminhada cristã, no qual possamos dizer: ‘Eu cheguei’, pelo menos no que diz respeito ao caráter. (Você já notou, também, que os que dizem que já ‘alcançaram’ geralmente são desagradáveis e hipócritas?) Somos como uma obra de arte; sempre podemos ser melhorados, e Deus promete fazer exatamente isso, enquanto avançamos pela fé, buscando render-nos a Ele diariamente em confiança e obediência.”1

“Se você morresse agora, seria bom o suficiente para ser salvo? Se você tivesse morrido duas semanas depois de aceitar Jesus, teria sido bom o suficiente para ser salvo? Você acha que em seis meses seria bom o suficiente? O que sua resposta lhe diz sobre sua necessidade do manto da perfeita justiça de Cristo, independentemente do seu nível de ‘perfeição’?”1

Segunda-feira, 06 de outubro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Ensino de Jesus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 478, Out. Nov. Dez. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos