Causa de guerras e contendas

Lições da Bíblia

”4. ‘De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?’ (Tg 4:1; compare com Gl 5:17). Que conflito básico é descrito nessas duas passagens?”1Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.” (Gálatas 5:17 RA)2. O conflito entre a carne e o Espírito.

“Os versos iniciais de Tiago 4 descrevem os crentes divididos por amargas contendas internas. Há uma causa interior das disputas externas na igreja: os desejos de prazer ou as paixões (a palavra em grego dá origem à nossa palavra hedonismo). Esses desejos pecaminosos, que Paulo metaforicamente menciona como ‘a carne’, estão guerreando ativamente contra nossas motivações espirituais mais elevadas. A vida cristã envolve uma batalha prolongada que, se não for regida pela ‘sabedoria que vem do alto’ (Tg 3:17, NVI), transborda para a própria igreja e causa trauma espiritual entre os cristãos.”

“5. Leia Tiago 4:2, 3. Que desejos pecaminosos específicos são mencionados, e como eles estão afetando a igreja?”1 “2 Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; 3 pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.” (Tiago 4:2-3 RA)2.

“Esses versos contêm referências diretas aos Dez Mandamentos: ‘Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter’ (Tg 4:2). As repetidas referências ao problema da inveja, cobiça, e desejos ou paixões (compare com Tg 3:14, 16) refletem uma perspectiva semelhante àquela expressa por Jesus no Sermão da Montanha, em que as motivações internas, não apenas as ações exteriores, são consideradas. Portanto, nesse sentido mais amplo, talvez a referência ao homicídio tivesse a intenção de incluir o ódio. As congregações primitivas provavelmente não tivessem membros matando uns aos outros. Por outro lado, como aprendemos no livro de Atos, houve vezes, especialmente em Jerusalém, onde Tiago estava estabelecido, em que a traição poderia facilmente ter levado à prisão e condenação à morte de membros da igreja.”1

“‘É o amor de si mesmo que traz desassossego. Quando formos nascidos de cima, haverá em nós o mesmo espírito que havia em Jesus, o espírito que O levou a Se humilhar para que pudéssemos ser salvos. Então, não andaremos em busca do lugar mais alto. Desejaremos sentar-nos aos pés de Cristo, e dEle aprender’ (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 330, 331).”1

Terça-feira, 18 de novembro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Carta de Tiago. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 478, Out. Nov. Dez. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos