Fé salvadora

Lições da Bíblia

“2. Leia Tiago 2:18. Qual é a principal questão que Tiago está apresentando? Como podemos mostrar nossa fé por meio das obras?”1 “Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.” (Tiago 2:18 RA)2. A fé deve ser corroborada pelas obras. A fé sem as obras é inoperante, torna-se sem sentido.

“Tiago usou uma técnica retórica comum, pela qual um potencial opositor se apresenta. Nesse caso, o opositor tenta criar separação entre a fé e as obras, sugerindo que, desde que uma pessoa tenha uma das duas, estará bem. Mas o ponto que Tiago está tentando mostrar é que os cristãos não podem esperar ser salvos pela fé sem a consequência das obras correspondentes à salvação: ‘Mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé’ (v. 18). O ponto principal é que não é qualquer fé que salva. A fé genuína, a fé salvadora, é caracterizada por boas obras. Da mesma forma, as obras são boas unicamente se brotam da fé. Obras e fé são inseparáveis. Como dois lados de uma moeda, uma não pode existir sem a outra. Também como uma moeda, um lado é a frente e o outro o verso. A fé vem primeiro e, em seguida, leva às obras correspondentes.”1

“3. Considere a atitude de Paulo para com as obras em Efésios 2:10, 1 Tessalonicenses 1:3, 1 Timóteo 5:25 e Tito 2:14. Por que as boas obras são tão importantes?”1Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” (Efésios 2:10 RA)2. “recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo,” (1 Tessalonicenses 1:3 RA)2. “Da mesma sorte também as boas obras, antecipadamente, se evidenciam e, quando assim não seja, não podem ocultar-se.” (1 Timóteo 5:25 RA)2. “o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.” (Tito 2:14 RA)2. As obras são importantes por serem elas o objetivo de Deus para nossa existência, são evidências do nosso zelo em cumprir o propósito de Deus.

“Paulo não era contra as boas obras. Ele era contra as obras como meio de salvação (Gl 2:16). Na verdade, Paulo disse que os que confiam nas obras da lei para ser salvos estão debaixo de uma maldição, porque ninguém que tenta ser salvo por guardar a lei consegue realmente guardá-la (Gl 3:10). A obediência só é possível pelo dom do Espírito Santo.”1

“‘Se o homem não pode, por qualquer de suas boas obras, merecer a salvação, então ela tem de ser inteiramente pela graça, recebida pelo pecador, porque ele aceita a Jesus e crê nEle. A salvação é inteiramente um dom gratuito. A justificação pela fé está fora de controvérsia. E toda essa discussão estará terminada logo que seja estabelecida a questão de que os méritos do homem caído, em suas boas obras, jamais poderão obter a vida eterna para ele’ (Ellen G. White, Fé e Obras, p. 20).”1

“Embora não possamos chegar ao Céu por meio de nossas obras, nosso amor a Deus nos motiva a fazer, por Sua graça, todas as boas obras que estão ao nosso alcance?”1

Segunda-feira, 03 de novembro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Carta de Tiago. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 478, Out. Nov. Dez. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos