Julgamento ou discernimento?

Lições da Bíblia

“1. ‘Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz’ (Tg 4:11). De que forma julgar os outros significa julgar a lei?”1Quando julgamos os outros, estamos assumindo a função divina, algo que a lei não nos permite. Assim, estamos discordando do princípio da lei, julgando a lei, falando mal da lei. Além disso, pelo fato de sermos pecadores, não temos autoridade para condenar outros pecadores. Nosso dever é ser solidários com nossos semelhantes, que precisam da graça tanto quanto nós.1

“A expressão inicial no verso 11, traduzida literalmente como ‘falar contra’, poderia incluir vários pecados da fala, inclusive calúnia, falso testemunho e palavras de ira (ver Lv 19:15-18). Por um lado, parece que Tiago usa uma linguagem mais suave aqui do que no capítulo 3; porém, as implicações de falar mal dos irmãos parecem mais sérias porque, ao fazer isso, questionamos a própria lei. Ao nos colocarmos na posição de juízes, ignoramos nossas próprias fraquezas (ver Mt 7:1-3) e, em vez disso, nos concentramos nos erros dos outros, como se estivéssemos de alguma forma, fora da lei ou acima dela. Tal enfoque também nos impede de amar o próximo como a nós mesmos (Lv 19:18). Assim, não estamos guardando a lei.”1

“Ao mesmo tempo, no entanto, embora não devamos julgar os outros, precisamos aprender a ter discernimento espiritual.”

“2. Identifique as áreas em que o discernimento espiritual é requerido nas seguintes passagens: Atos 17:11, 1 Coríntios 6:1-5, 2 Coríntios 13:5, Filipenses 1:9, 1 João 4:1, Gálatas 6:1”1Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.” (Atos 17:11 RA)2; “1 Aventura-se algum de vós, tendo questão contra outro, a submetê-lo a juízo perante os injustos e não perante os santos? 2 Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas? 3 Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida! 4 Entretanto, vós, quando tendes a julgar negócios terrenos, constituís um tribunal daqueles que não têm nenhuma aceitação na igreja. 5 Para vergonha vo-lo digo. Não há, porventura, nem ao menos um sábio entre vós, que possa julgar no meio da irmandade?” (Coríntios 6:1-5 RA)2; “Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” (2 Coríntios 13:5 RA)2; “prefiro, todavia, solicitar em nome do amor, sendo o que sou, Paulo, o velho e, agora, até prisioneiro de Cristo Jesus;” (Filipenses 1:9 RA)2; “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.” (João 4:1 RA)2; “Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.” (Gálatas 6:1 RA)2. “No estudo das Escrituras para avaliar o que as pessoas ensinam sobre a Bíblia; no julgamento e solução de conflitos entre cristãos; na autoavaliação da nossa condição espiritual; no desenvolvimento do amor, nas escolhas e na sinceridade; na restauração de alguém surpreendido em alguma falta.1

“Devemos comparar com a Palavra de Deus o que as pessoas ensinam e pregam. Devemos também, na medida do possível, incentivar os membros da igreja a resolver suas diferenças entre si, e não em tribunais, onde os juízes podem ou não ser guiados pela Palavra de Deus. Mais importante, devemos examinar a nós mesmos quanto à saúde de nosso relacionamento de fé e para avaliar se aquilo a que nos dedica Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.mos é edificante e excelente, ou prejudicial à nossa experiência cristã.”1

“É muito fácil criticar e julgar os outros, especialmente quando eles fazem coisas de que não gostamos. Como podemos saber se cruzamos a linha do discernimento espiritual e passamos a julgar a lei de Deus?”1

Adquira a literatura da Casa Publicadora Brasileira a preços especiais na CPB Online de Natal,
nos dias 29 e 30 de novembro!

Domingo, 23 de novembro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Carta de Tiago. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 478, Out. Nov. Dez. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos