O Legislador é Juiz

Lições da Bíblia

“Todas as leis do Antigo Testamento são de Jesus. Às vezes, elas são chamadas de leis de Moisés porque foram dadas por intermédio dele (2Cr 33:8; Ne 10:29), mas foi Jesus que conduziu os israelitas através do deserto e pronunciou os Dez Mandamentos para eles no Monte Sinai (ver 1Co 10:1-4). No Sermão da Montanha, Jesus esclareceu e ampliou a lei. Ele é ‘o Verbo [que] Se fez carne’ (Jo 1:14), e é por intermédio de Sua Palavra que seremos julgados (Jo 12:48).”1

“3. ‘Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és, que julgas o próximo? (Tg 4:12). O que os seguintes versos nos dizem sobre Jesus como nosso Juiz? Is 33:22; 11:1-5; Hb 4:15, 16; Ap 19:11-16”1Porque o SENHOR é o nosso juiz, o SENHOR é o nosso legislador, o SENHOR é o nosso Rei; ele nos salvará.” (Isaías 33:22 RA)2; “1 Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo. 2 Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR. 3 Deleitar-se-á no temor do SENHOR; não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos; 4 mas julgará com justiça os pobres e decidirá com eqüidade a favor dos mansos da terra; ferirá a terra com a vara de sua boca e com o sopro dos seus lábios matará o perverso. 5 A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade, o cinto dos seus rins.” (Isaías 11:1-5 RA)2; “15 Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.16 Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.” (Hebreus 4:15-16 RA)2; “11 Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. 12 Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo. 13 Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus; 14 e seguiam-no os exércitos que há no céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro. 15 Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. 16 Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.” (Apocalipse 19:11-16 RA)2. Jesus é nosso juiz e legislador, Ele julga com justiça e misericórdia, no entanto no dia do juízo ele mesmo pisará o lagar da ira de Deus.

“Só alguém que conhece a lei muito bem está qualificado a julgar se ela foi ou não quebrada. Advogados estudam por muitos anos antes de fazer o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que põe à prova sua aptidão para iniciar a prática. Os escribas do tempo de Jesus (muitos dos quais eram fariseus) estudavam diligentemente, e não apenas as leis mosaicas, mas também as tradições legais acumuladas. O fato de que Jesus não concordava com muitas dessas tradições resultou em sério conflito com os líderes. Mas, como Aquele que havia dado essas leis, unicamente Ele era e é qualificado para explicar o que elas significam e para avaliar se foram ou não transgredidas. Então, quando Ele voltar, dará Sua recompensa a todos segundo as suas obras (Ap 22:12). Além disso, ao assumir a natureza humana, viver sem pecado, morrer em nosso lugar e ressuscitar vitorioso sobre o pecado e a morte, Jesus é capaz de nos salvar do pecado.”1

“Deus confiou ao Filho todo o julgamento, pois sem contestação Ele é Deus manifestado na carne.”1

“‘Era desígnio de Deus que o Príncipe dos sofredores em forma humana fosse o Juiz do mundo inteiro. Aquele que veio das cortes celestiais para salvar o homem da morte eterna, [...] Aquele que Se sujeitou a ser denunciado perante um tribunal terrestre, e que sofreu a ignominiosa morte de cruz — é o único que há de proferir a sentença de recompensa ou de castigo’ (Ellen G. White, Maranata [MM 1977], p. 346). Como Legislador e Salvador, unicamente Cristo é qualificado para ser nosso Juiz.”1

“Recompensa ou punição: receberemos apenas uma das duas. Qual é a sua única esperança de recompensa?”1

Segunda-feira, 24 de novembro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Carta de Tiago. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 478, Out. Nov. Dez. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos