Planejando o futuro

Lições da Bíblia

“4. Leia Tiago 4:13 (compare com Lc 12:13-21). Como podemos equilibrar o planejamento prudente para o futuro com a necessidade de viver cada dia na expectativa da iminente vinda de Cristo? Como podemos evitar a armadilha de simplesmente construir ‘celeiros’ maiores?” “Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras.” (Tiago 4:13 RA)2; “13 Nesse ponto, um homem que estava no meio da multidão lhe falou: Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança. 14 Mas Jesus lhe respondeu: Homem, quem me constituiu juiz ou partidor entre vós? 15 Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. 16 E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. 17 E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? 18 E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. 19 Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. 20 Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? 21 Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.” (Lucas 12:13-21 RA)2. “Devemos ter humildade para reconhecer que nossa vida está nas mãos de Deus e dependemos dEle para o futuro; submeter nossos planos e objetivos materiais à Sua vontade e ao objetivo maior de nos prepararmos para a volta de Jesus; incluir o reino de Deus e as outras pessoas em nosso orçamento e em nossa agenda.1

“Pode parecer muito razoável planejar com um ano de antecedência ou até mais. As empresas geralmente têm planos de curto, médio e longo prazo. Indivíduos e famílias precisam poupar para o futuro e fazer provisão para despesas inesperadas. Por outro lado, também acreditamos que Jesus voltará em breve e que, um dia, todos os nossos bens terrestres serão consumidos pelas chamas (2Pe 3:10-12).”1

“Essas duas abordagens para a vida não estão necessariamente em conflito.”

“Alguém disse: ‘Planeje como se Cristo não fosse demorar alguns anos para voltar, mas viva cada dia como se Cristo fosse voltar amanhã.’ Até certo ponto, isso é bom, embora o planejamento de longo prazo possa tornar difícil viver um dia de cada vez. Muitos dos ouvintes de Jesus (e muitos cristãos hoje) considerariam que o homem rico que decidiu construir celeiros maiores era próspero porque Deus o estava abençoando. Mas Jesus nos revelou os pensamentos íntimos do homem: ‘Alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga’ (Lc 12:19, ARC). Em suma, a principal preocupação dele era acumular um tesouro para si mesmo.”1

“Algo ainda mais importante: em vez de fazer nossos planos excessivamente definidos, ‘[Devemos] dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo’ (Tg 4:15). Isso significa mais do que simplesmente acrescentar ‘D.v.’ (Deo volente, expressão latina que significa ‘Se Deus quiser’) no fim de uma frase sobre nossos planos para o futuro. Significa que devemos apresentar todos os nossos planos a Deus. Podemos orar: ‘Deus, quero saber qual é a Tua vontade. Se Tu não estás satisfeito com esses planos, por favor mostra-me.’ Então, se nossos planos não são bons, Deus vai nos mostrar isso, desde que permaneçamos atentos e dispostos a corrigi-los ou mesmo alterá-los inteiramente.”1

“Embora nada esteja errado com o texto de Tiago 4:13, é óbvio que há um problema, não no que as pessoas querem fazer, mas na sua atitude a esse respeito. Que cuidado devemos ter para não nutrir essa mesma atitude, mesmo que seja de modo inconsciente?”1

Terça-feira, 25 de novembro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Carta de Tiago. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 478, Out. Nov. Dez. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos