Saber e fazer o bem

Lições da Bíblia

“7. Leia Tiago 4:15-17 no contexto dos versos anteriores a essa passagem. Que ponto fundamental é apresentado?” “15 Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. 16 Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna. 17 Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.(Tiago 4:15-17 RA)2. “Nossa vida é frágil. Por isso, devemos ser humildes para colocar nossos desejos e planos nas mãos de Deus, e ser sábios para dedicar nosso tempo e recursos ao bem dos outros. Assim, não seremos orgulhosos e a igreja se tornará mais unida.”1

“Tiago está lidando com a atitude de autossuficiência. Na verdade, ele chama essa atitude de ‘arrogância’, e as palavras faladas de ‘jactância’; ele diz que isso é ‘maligno’, o que mostra a importância da atitude correta para o cristão.”

“Leia o verso 17. A Bíblia define o pecado de duas formas: (1) Fazer o mal; (2) não fazer o bem. A primeira definição é dada por João: ‘O pecado é a transgressão da lei’ (1Jo 3:4). Muitas versões modernas traduzem a expressão com as palavras ‘o pecado é iniquidade’, mas a palavra grega anomia se refere a transgressões específicas da lei, em lugar do habitual comportamento ilícito (veja seu uso em Rm 4:7; Tt 2:14; Hb 10:17). A segunda definição é dada em Tiago 4:17: ‘Aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.’ Devemos, portanto, ir além de simplesmente resistir à tentação de fazer o mal. Somos chamados a ser ‘filhos da luz’ (Ef 5:8) e a permitir que ‘assim brilhe também a [nossa] luz diante dos homens, para que vejam as [nossas] boas obras e glorifiquem a [nosso] Pai que está nos Céus’ (Mt 5:16, ênfase acrescentada).”1

“Podemos ficar facilmente desencorajados porque, afinal de contas, quem faz constantemente todo o bem que deveria fazer todos os dias? Mas essa não é a questão. Mesmo a vida de Jesus não foi um contínuo ciclo de atividade incessante.”1

“Houve momentos em que Ele Se retirou para orar ou simplesmente para descansar (Lc 5:16; Mc 6:31). Ainda mais importante, Ele procurou cumprir a vontade de Deus em tudo o que fazia (Jo 5:30). Jesus até mesmo comparou o ato de comer a fazer a vontade de Deus: ‘A Minha comida consiste em fazer a vontade dAquele que Me enviou e realizar a Sua obra’ (Jo 4:34). Assim como há limites para a quantidade de alimento para cada refeição, há limites para o que podemos fazer. Por isso, Jesus continua dizendo que alguns semeiam enquanto outros colhem, mas ‘se alegram tanto o semeador como o ceifeiro’ (Jo 4:36-38). À medida que trabalhamos para o Senhor, somos encorajados a fazer mais e orar por maior disposição para sermos usados de todas as formas possíveis.”1

“Como a oração nos ajuda a morrer para nós mesmos e, assim, manter uma atitude de submissão à vontade de Deus? Sejam quais forem seus planos, como você pode submetê-los ao Senhor?”1

Quinta-feira, 27 de novembro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Carta de Tiago. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 478, Out. Nov. Dez. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos