Verdadeira educação

Lições da Bíblia

“2. Leia Provérbios 1:8-19. Quais são as duas formas de ‘educação’ apresentadas nesses versos? Qual é a mensagem básica deles, para os que temem ao Senhor?”1 “8 São justas todas as palavras da minha boca; não há nelas nenhuma coisa torta, nem perversa. 9 Todas são retas para quem as entende e justas, para os que acham o conhecimento. 10 Aceitai o meu ensino, e não a prata, e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido. 11 Porque melhor é a sabedoria do que jóias, e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela. 12 Eu, a Sabedoria, habito com a prudência e disponho de conhecimentos e de conselhos. 13 O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço. 14 Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria, eu sou o Entendimento, minha é a fortaleza. 15 Por meu intermédio, reinam os reis, e os príncipes decretam justiça. 16 Por meu intermédio, governam os príncipes, os nobres e todos os juízes da terra. 17 Eu amo os que me amam; os que me procuram me acham. 18 Riquezas e honra estão comigo, bens duráveis e justiça. 19 Melhor é o meu fruto do que o ouro, do que o ouro refinado; e o meu rendimento, melhor do que a prata escolhida.” (Provérbios 1:8-19 ARA). “A educação para o bem e para o trabalho honesto, apresentada pelos pais, e a educação para o mal, e para a desonestidade, transmitida pelos pecadores.”1

“A educação é, antes de tudo, uma questão de família, e a verdadeira educação vem, em primeiro lugar, dos pais. Nesses versos, essa educação é chamada de ‘instrução’ e até mesmo de doutrina [ou ‘lei’]. A palavra hebraica para lei, torah, significa ‘direção’. Os pais devem conduzir os filhos na direção certa. Em contraste com isso, o outro tipo de ‘educação’ não é identificado nem recebe um nome. É simplesmente reconhecido como a voz dos pecadores, que leva na direção errada. Além disso, as palavras ‘meu filho’, que não devem ser tomadas no sentido exclusivo de gênero, são repetidas muitas vezes, enfatizando a instrução dos pais.”1

“O pai ou a mãe são claramente identificados no singular e estão pessoalmente envolvidos, enquanto do outro lado está um grupo anônimo, apresentado no plural: os ‘pecadores’.”1

“‘Em Sua sabedoria o Senhor determinou que a família fosse o maior entre todos os fatores educativos. É no lar que a educação da criança deve ter início. Ali está sua primeira escola. Ali, tendo seus pais como instrutores, a criança terá que aprender as lições que a devem guiar por toda a vida [...] As influências educativas do lar são uma força decidida para o bem ou para o mal. [...] Se a criança não é instruída corretamente ali, Satanás a educará por meio de fatores de sua escolha’ (Ellen G. White, O Lar Adventista, p. 182).”1

“O melhor argumento em favor da educação familiar são seus resultados, as qualidades interiores do caráter, que são como ornamentos na cabeça e no pescoço. Na cultura do Oriente Médio, pulseiras e colares preciosos eram transmitidos de pais para filhos como uma herança de valor. No entanto, a educação é mais importante do que as riquezas materiais. O tempo passado com os filhos será de muito maior valor para eles do que o tempo gasto em nossos negócios. Além disso, a referência ao pescoço e à cabeça, que são a aparência do indivíduo, sugere que a educação molda sua personalidade. No caminho dos insensatos ou pecadores, somente os pés (Pv 1:15) são mencionados, como se o filho desobediente tivesse perdido sua identidade.”1

“Como podemos aprender a resistir às tentações que a cultura, a sociedade, os amigos e até mesmo a família podem lançar em nosso caminho?”1

Segunda-feira, 29 de dezembro de 2014. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Provébios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 479, Jan. Fev. Mar. 2014. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos