O apelo feito pela sabedoria

Lições da Bíblia

“Os últimos versos de Provérbios 8 voltam ao âmbito pessoal, ou seja, à aplicação prática do que significa ter sabedoria. O conhecimento intelectual sobre a preexistência da sabedoria, sobre a presença da sabedoria na criação, certamente é profundo. Mas, na Bíblia, a verdade, em algum momento, precisa descer ao nível humano e requerer de nós uma resposta diante do que nos foi dado em Jesus.”1

“5. Leia Provérbios 8:32-36. Que mensagem é dada nesse texto?”1 “32 Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque felizes serão os que guardarem os meus caminhos. 33 Ouvi o ensino, sede sábios e não o rejeiteis. 34 Feliz o homem que me dá ouvidos, velando dia a dia às minhas portas, esperando às ombreiras da minha entrada. 35 Porque o que me acha acha a vida e alcança favor do SENHOR. 36 Mas o que peca contra mim violenta a própria alma. Todos os que me aborrecem amam a morte.” (Provérbios 8:32-36 ARA)2. “Devemos dar ouvidos à sabedoria e buscar seus caminhos, pois os que acham a sabedoria encontram a vida, mas os que a rejeitam, estão escolhendo a morte.1

“A palavra hebraica traduzida em algumas passagens como ‘bem-aventurados’ (ARC) significa ‘felizes’ (ARA). Nessa passagem, a palavra ‘felizes’ está ligada a duas proposições. A primeira descreve uma ação: ‘Felizes serão os que guardarem os Meus caminhos’ (v. 32). A mesma linguagem é usada no Salmo 119:1, 2, com respeito à lei: ‘Bem-aventurados os irrepreensíveis [...] que andam na lei do Senhor. Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições.’”1

“A segunda proposição descreve uma atitude: ‘Feliz o homem que Me dá ouvidos’ (v. 34). Em ambos os casos o requisito implica um contínuo esforço. Não é suficiente ter descoberto o caminho certo; temos de guardá-lo (v. 32). Não é suficiente ouvir a Palavra de Deus; temos de vigiar ‘dia a dia’ (v. 34) e seguir aquilo que conhecemos. Como Jesus disse: ‘Bem-aventurados são os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam’ (Lc 11:28).”1

“‘É essa a felicidade desejável que deve ser achada na senda da desobediência e da transgressão da lei física e moral? A vida de Cristo aponta a verdadeira fonte de felicidade, bem como a maneira de atingi-la. [...] Se quiserem ser verdadeiramente felizes, devem alegremente buscar ser achados no posto do dever, fazendo o trabalho que lhes resultará em fidelidade, conformando o coração e a vida com o modelo perfeito’ (Ellen G. White, Minha Consagração Hoje, p. 162).”1

“Por que nossa prioridade máxima deve ser a fidelidade a Deus, e não a busca da felicidade? O que produz felicidade: o esforço para alcançá-la, ou o ato de buscar primeiro o reino de Deus? Por quê?”1

Quarta-feira, 21 de janeiro de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Provérbios. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 479, Jan. Fev. Mar. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos