Fugir do farisaísmo

Lições da Bíblia

“Das mais de 80 referências aos fariseus nos evangelhos, aproximadamente 25% delas se encontram em Lucas. Os fariseus eram notórios por seu conservadorismo doutrinário, ao contrário dos saduceus, que eram conhecidos por suas ideias liberais. Os fariseus eram, frequentemente, legalistas que, enquanto professavam crer na graça, ensinavam a salvação pela guarda da lei.”1

“1. Leia Lucas 11:37-54. [‘37 Ao falar Jesus estas palavras, um fariseu o convidou para ir comer com ele; então, entrando, tomou lugar à mesa. 38 O fariseu, porém, admirou-se ao ver que Jesus não se lavara primeiro, antes de comer. 39 O Senhor, porém, lhe disse: Vós, fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e perversidade. 40 Insensatos! Quem fez o exterior não é o mesmo que fez o interior? 41 Antes, dai esmola do que tiverdes, e tudo vos será limpo. 42 Mas ai de vós, fariseus! Porque dais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as hortaliças e desprezais a justiça e o amor de Deus; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas. 43 Ai de vós, fariseus! Porque gostais da primeira cadeira nas sinagogas e das saudações nas praças. 44 Ai de vós que sois como as sepulturas invisíveis, sobre as quais os homens passam sem o saber! 45 Então, respondendo um dos intérpretes da Lei, disse a Jesus: Mestre, dizendo estas coisas, também nos ofendes a nós outros! 46 Mas ele respondeu: Ai de vós também, intérpretes da Lei! Porque sobrecarregais os homens com fardos superiores às suas forças, mas vós mesmos nem com um dedo os tocais. 47 Ai de vós! Porque edificais os túmulos dos profetas que vossos pais assassinaram. 48 Assim, sois testemunhas e aprovais com cumplicidade as obras dos vossos pais; porque eles mataram os profetas, e vós lhes edificais os túmulos. 49 Por isso, também disse a sabedoria de Deus: Enviar-lhes-ei profetas e apóstolos, e a alguns deles matarão e a outros perseguirão, 50 para que desta geração se peçam contas do sangue dos profetas, derramado desde a fundação do mundo; 51 desde o sangue de Abel até ao de Zacarias, que foi assassinado entre o altar e a casa de Deus. Sim, eu vos afirmo, contas serão pedidas a esta geração. 52 Ai de vós, intérpretes da Lei! Porque tomastes a chave da ciência; contudo, vós mesmos não entrastes e impedistes os que estavam entrando. 53 Saindo Jesus dali, passaram os escribas e fariseus a argüi-lo com veemência, procurando confundi-lo a respeito de muitos assuntos, 54 com o intuito de tirar das suas próprias palavras motivos para o acusar.’]2. Jesus estava fazendo uma advertência sobre o quê? Como esse mesmo princípio se manifesta hoje? Como podemos estar seguros de que, em nosso próprio comportamento, não refletimos algumas das coisas contra as quais Jesus advertiu?”1Contra uma religião de aparências, contra a hipocrisia (exigir dos outros o que não se pratica), contra o ato de se importar com minúcias e deixar de lado a essência da religião, tornar a religião um fardo e, assim, impedir as pessoas de entrar no reino de Deus. Esse mesmo princípio se manifesta hoje porque essas mesmas atitudes farisaicas podem surgir no coração das pessoas. Somente permanecendo em Cristo, analisando o próprio comportamento e pedindo que Deus nos sonde (Sl 139:23, 24) poderemos nos precaver contra essas atitudes.1

“Uma recapitulação dos ais (Lc 11:42-54) pronunciados sobre os fariseus e os escribas mostra o quanto o chamado à verdadeira religião se estende a todas as gerações, inclusive a nossa.”1

“Por exemplo, ao passo que o dízimo é um alegre reconhecimento da provisão de Deus, nunca pode ser um substituto para as demandas básicas do amor e da justiça nas relações humanas (v. 42).”1

“Esses mesmos que desprezam ‘a justiça e o amor de Deus’, gostam ‘da primeira cadeira nas sinagogas’ (v. 42, 43). Isso sim é deixar de entender o que é a verdadeira fé!”1

“Jesus advertiu, também, que aqueles que acham que a verdadeira religião consiste apenas em rituais exteriores são tão impuros quanto aqueles que têm contato com um morto (Lc 11:44; ver também Nm 19:16). Quão fácil é confundir o trivial com o sagrado aos olhos de Deus!”1

“Jesus pronunciou também um ai sobre os peritos na lei que usavam sua educação e experiência para colocar fardos religiosos intoleráveis sobre outros, enquanto eles mesmos ‘nem com um dedo’ tocavam esses fardos (Lc 11:46).”1

“Enquanto isso, os fariseus honravam os profetas que não mais estavam vivos, ao passo que trabalhavam contra os que estavam vivos. Mesmo enquanto Jesus falava, alguns estavam tramando matar o Filho de Deus. O importante não é honrar os profetas, mas dar ouvidos à sua mensagem profética de amor, misericórdia e juízo.”1

“O último ai é terrível! Alguns a quem havia sido confiada a chave do reino de Deus haviam fracassado em cuidar desse legado. Em vez de usar a chave sabiamente e deixar o povo de Deus entrar no reino, eles o haviam trancado do lado de fora e jogado fora a chave.”1

Momento de colocar os conceitos de saúde em prática. Mexa-se pela vida!
Deus quer que você tenha saúde integral!
No dia 6 de junho, realize uma reunião especial com louvor, oração e testemunhos sobre a distribuição do livro Viva com Esperança.

Domingo, 31 de maio de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O evangelho de Lucas. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 480, Abr. Mai. Jun. 2015. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos