Mulheres que receberam o advento de Jesus

Lições da Bíblia

“Somente Lucas registra a reação dessas mulheres à maior maravilha da história cósmica: a de que o Filho de Deus assumiu a carne humana a fim de completar a missão redentora do Pai e cumprir as esperanças messiânicas de Seu povo. Embora essas mulheres não tivessem compreendido plenamente o que estava acontecendo, suas palavras e reações diante desses assombrosos eventos revelaram sua fé e admiração para com as obras de Deus.”1

“1. Leia Lucas 1:39-45. O que Isabel disse revelando sua compreensão, ainda que limitada, dos grandes eventos que estavam ocorrendo?”1 “39 Naqueles dias, dispondo-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá, 40 entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. 41 Ouvindo esta a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre; então, Isabel ficou possuída do Espírito Santo. 42 E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre! 43 E de onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor? 44 Pois, logo que me chegou aos ouvidos a voz da tua saudação, a criança estremeceu de alegria dentro de mim. 45 Bem-aventurada a que creu, porque serão cumpridas as palavras que lhe foram ditas da parte do Senhor.” (Lucas 1:39-45 ARA)2. “Ela reconheceu a Criança especial que se encontrava no ventre de Maria (‘Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre!’) e chamou esse Bebê de ‘meu Senhor.”1

“Depois de Isabel ter falado, Maria deu continuidade com suas próprias palavras (Lc 1:46-55). Frequentemente compreendidas como um cântico, essas palavras estão cheias de alusões ao Antigo Testamento, atestando que Maria era uma devota estudante das Escrituras e, assim, mãe adequada para Jesus. O cântico de Maria não só está fundamentado nas Escrituras, mas também está profundamente embasado em seu relacionamento com Deus. Nele é revelada uma identidade entre sua alma e seu Senhor, e entre sua fé e a esperança de Abraão.”1

“2. Leia Lucas 2:36-38. Que importantes verdades são trazidas à luz na história de Ana no templo?”1 “36 Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, avançada em dias, que vivera com seu marido sete anos desde que se casara 37 e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações. 38 E, chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.” (Lucas 2:36-38 ARA)2. “Se, como Ana, reconhecermos e experimentarmos que Jesus é o Salvador, falaremos dEle a todas as pessoas com quem entrarmos em contato.1

“Uma esperança expectante encontra seu cumprimento radical em Jesus. Uma idosa viúva reconheceu esse milagre, e daí em diante escolheu assumir a compulsiva missão de proclamar o Salvador a todos os que fossem ao templo. Ela se tornou a primeira mulher evangelista, a primeira a proclamar o evangelho.”1

“Tente imaginar a admiração e o assombro dessas mulheres diante dos eventos que estavam ocorrendo ao redor delas. O que podemos fazer para ajudar a manter viva em nosso coração a admiração e o assombro para com as grandes verdades que fomos chamados a proclamar?”1

Domingo, 03 de maio de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. O evangelho de Lucas. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 480, Abr. Mai. Jun. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos