No ventre do grande peixe

Lições da Bíblia

“A experiência de três dias no ventre do grande peixe se tornou um tipo da morte e da ressurreição de Cristo (Jo 1:17–2:10; Mt 12:40). Deus providenciou e dirigiu o grande peixe. Embora haja relatos de pessoas que sobreviveram no mar após terem sido engolidas por uma baleia, precisamos nos lembrar de que foi Deus que providenciou aquele peixe específico e que foi Seu poder miraculoso que preservou Seu servo enquanto estava no interior do peixe. Isto é, no fim das contas, esse foi um evento miraculoso que só pôde ocorrer por meio da intervenção sobrenatural do Senhor, que é revelado ao longo de toda a Bíblia como um Deus pessoal que, de fato, intervém miraculosamente na vida das pessoas.”1

“Há evidências de que a expressão ‘três dias e três noites’ era uma antiga figura de linguagem que expressava o tempo necessário para a viagem imaginária até o Sheol, nome hebraico para o domínio dos mortos. Considerando o que lhe aconteceu, Jonas de fato esteve, para todos os efeitos, morto.”1

“No ventre do peixe, Jonas começou a orar. Inutilmente, o capitão havia insistido com Jonas: ‘Invoca o teu Deus’ (Jn 1:6). Agora, numa situação desesperadora, Jonas começou a orar seriamente. Foi preciso algo assim, desesperador, para finalmente levá-lo a fazer o que ele devia ter feito o tempo todo. Um resumo da oração de Jonas foi preservado na forma de um salmo de ação de graças. Tais salmos comumente incluem cinco partes: (1) introdução; (2) descrição da angústia; (3) clamor a Deus por ajuda; (4) relato da atuação de Deus; e (5) a promessa de cumprir qualquer voto que tenha sido feito e de testemunhar da atuação salvadora de Deus. Isto é: ‘Senhor, se me livrares disto, prometo fazer tal e tal coisa.’ Quem nunca orou assim? A pergunta é: Você cumpriu o que prometeu?”1

“4. Leia Mateus 12:40. Como Jesus tomou a história de Jonas e a aplicou a Si mesmo? Leia também Jo 2:19-22.”1 Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.” (Mateus 12:40 ARA)2. “19 Jesus lhes respondeu: Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei. 20 Replicaram os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu, em três dias, o levantarás? 21 Ele, porém, se referia ao santuário do seu corpo. 22 Quando, pois, Jesus ressuscitou dentre os mortos, lembraram-se os seus discípulos de que ele dissera isto; e creram na Escritura e na palavra de Jesus.” (João 2:19-22 ARA)2. “Como Jonas esteve ‘sepultado’ no ventre do peixe durante três dias, mas depois ‘ressurgiu’ ao ser vomitado na praia, Cristo ficaria sepultado e depois ressuscitaria.1

“O capítulo termina com as palavras: ‘Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra’ (Jn 2:10). A ordem de Deus para o grande peixe produziu o que os marinheiros bem-intencionados não conseguiram fazer por Jonas. Da mesma forma que Cristo ordenou aos discípulos, após Sua ressurreição, que fossem a todo o mundo, Jonas, após sua aventura subaquática, foi aos pagãos e se tornou o mais bem-sucedido missionário do Antigo Testamento. O livramento de Jonas deu testemunho da misericórdia salvadora de Deus. Sua chegada à praia, envolto em algas marinhas, testificou da determinação divina em salvar da morte até os pecaminosos assírios.”1

Terça-feira, 21 de julho de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Missionários. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 481, Jul. Ago. Set. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos