Servindo às mesas

Lições da Bíblia

1. Leia Atos 2:44-47; 4:34-37. Que imagem da igreja primitiva é apresentada nessas passagens?1 “44 Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. 45 Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. 46 Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, 47 louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.” (Atos 2:44-47 ARA)2; “34 Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes 35 e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade. 36 José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que quer dizer filho de exortação, levita, natural de Chipre, 37 como tivesse um campo, vendendo-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos.” (Atos 4:34-37 ARA)2. “Uma igreja que tinha tudo em comum, e cujos membros demonstravam amor vendendo o que era seu para que os irmãos de fé não passassem necessidade.1

“Sem dúvida, durante certo tempo as coisas correram perfeitamente bem entre os cristãos primitivos. Naturalmente, todos somos seres caídos, e antes que passasse muito tempo começaram a surgir algumas tensões.”1

2. Leia Atos 6:1-7. Que problemas surgiram, e como a igreja lidou com eles?1 “1 Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. 2 Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas. 3 Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; 4 e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra. 5 O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. 6 Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. 7 Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé.” (Atos 6:1-7 ARA)2. “Houve tensão entre os crentes de linhagem hebraica e os de linhagem grega, pois os últimos se consideraram injustiçados na distribuição de alimentos às suas viúvas. A igreja então elegeu o grupo dos sete diáconos para cuidar dessa tarefa.”1

“O rápido crescimento da igreja de Jerusalém trouxe consigo a tensão social.”1

“Filipe foi nomeado para uma equipe que lidaria com essa tensão. Entre os conversos se encontravam pessoas necessitadas e economicamente carentes, cuja participação nas refeições em comum servidas diariamente colocava demandas cada vez maiores sobre os líderes da igreja. Surgiu um murmúrio a respeito da distribuição injusta de alimentos para as viúvas de fala grega. Esse era um assunto especialmente sensível, devido aos lembretes dos profetas hebreus para que não houvesse negligência das viúvas e dos órfãos.”1

“Para resolver essa séria questão, os doze apóstolos reuniram os cristãos e propuseram a nomeação de sete homens, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, que iriam, literalmente, ‘diaconizar [palavra grega para ‘servir’] às mesas’ para que os doze pudessem ‘diaconizar a Palavra’ (At 6:3, 4). Todos os sete tinham nomes gregos, talvez para indicar que haveria equilíbrio no serviço social em favor das negligenciadas viúvas de fala grega. Entre eles estava Filipe, sendo essa a primeira vez que ele é mencionado na Bíblia.”1

“Os apóstolos argumentaram que eram necessários líderes adicionais para que eles não ficassem sobrecarregados com a tarefa de administrar os recursos necessários para a vida comunitária. Eles enfatizaram que o chamado deles era para se dedicarem à Palavra de Deus e à oração.”1

“Quais são algumas das questões que podem causar divisão em sua igreja, e como você pode permitir que Deus o use para ajudar a solucionar o conflito?”1

Segunda-feira, 31 de agosto de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Missionários. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 481, Jul. Ago. Set. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos