Planos contra o profeta

Lições da Bíblia

“6. Leia Jeremias 18:1-10. Que importantes princípios de interpretação profética encontramos nesse texto?”1 “1 Palavra do SENHOR que veio a Jeremias, dizendo: 2 Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. 3 Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. 4 Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. 5 Então, veio a mim a palavra do SENHOR: 6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? – diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel. 7 No momento em que eu falar acerca de uma nação ou de um reino para o arrancar, derribar e destruir, 8 se a tal nação se converter da maldade contra a qual eu falei, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe. 9 E, no momento em que eu falar acerca de uma nação ou de um reino, para o edificar e plantar, 10 se ele fizer o que é mau perante mim e não der ouvidos à minha voz, então, me arrependerei do bem que houvera dito lhe faria.” (Jeremias 18:1-10 ARA)2. “As promessas e ameaças de Deus são condicionais e podem se cumprir ou não, dependendo do procedimento do ser humano.1

“7. Que princípios espirituais importantes encontramos também emJeremias 18:1-10?”1Deus está no comando de todas as coisas; nada é impossível para Aquele que pode refazer um vaso estragado. Além disso, são as próprias pessoas que decidem seu destino, ao atenderem ou não à voz de Deus.

“Apesar de todo o pecado do povo, o Senhor ainda estava disposto a dar-lhe uma chance de se arrepender. Portanto, vemos ali também a graça de Deus sendo oferecida aos que quisessem aceitá-la. Mesmo naquele instante eles ainda tinham tempo de se converter, apesar de tudo o que haviam feito.”1

“Nesses versos, podemos ver também que as profecias podem ser condicionais: Deus diz que fará algo, que, em muitos casos, significa trazer punição; mas se as pessoas se arrependerem, Ele as poupará do castigo. O que Ele fará é condicional e depende da nossa resposta. Por que Deus agiria de maneira diferente? Ele admoestaria as pessoas a abandonar seus maus caminhos se planejasse castigá-las, mesmo que elas se arrependessem e abandonassem o pecado? Na verdade, caso se arrependam Ele não punirá, como o texto diz explicitamente.”1

“8. Leia Jeremias 18:18-23. Que razões as pessoas tinham para tentar prejudicar Jeremias? Qual foi a resposta dele, que reflete sua natureza humana?”1 “18 Então, disseram: Vinde, e forjemos projetos contra Jeremias; porquanto não há de faltar a lei ao sacerdote, nem o conselho ao sábio, nem a palavra ao profeta; vinde, firamo-lo com a língua e não atendamos a nenhuma das suas palavras. 19 Olha para mim, SENHOR, e ouve a voz dos que contendem comigo. 20 Acaso, pagar-se-á mal por bem? Pois abriram uma cova para a minha alma. Lembra-te de que eu compareci à tua presença, para interceder pelo seu bem-estar, para desviar deles a tua indignação. 21 Portanto, entrega seus filhos à fome e ao poder da espada; sejam suas mulheres roubadas dos filhos e fiquem viúvas; seus maridos sejam mortos de peste, e os seus jovens, feridos à espada na peleja. 22 Ouça-se o clamor de suas casas, quando trouxeres bandos sobre eles de repente. Porquanto abriram cova para prender-me e puseram armadilha aos meus pés. 23 Mas tu, ó SENHOR, sabes todo o seu conselho contra mim para matar-me; não lhes perdoes a iniqüidade, nem lhes apagues o pecado de diante da tua face; mas sejam derribados diante de ti; age contra eles no tempo da tua ira.” (Jeremias 18:18-23 ARA)2. “As pessoas achavam que precisavam forjar projetos contra Jeremias para que os sacerdotes não deixassem de ensinar a lei, os sábios não deixassem de dar conselhos e os profetas não deixassem de transmitir sua mensagem. A resposta de Jeremias foi pedir a Deus que eles recebessem a retribuição por seus atos e fossem punidos segundo a sua escolha.1

“Jeremias deve ter se sentido completamente frustrado ao ser condenado por pessoas que o atacaram porque, como disseram, desejavam salvar ‘o ensino da lei’, ‘o conselho do sábio’ e ‘a mensagem do profeta’ (NVI). Como o coração pode, na verdade, enganar a si mesmo!”1

“Que cuidado devemos ter ao fazer coisas em nome do Senhor? Comente com a classe.”1

Quinta-feira, 29 outubro de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Jeremias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 482, Out. Nov. Dez. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos