A verdade em símbolos

Lições da Bíblia

“ABíblia é muito rica em símbolos. Todos os tipos aparecem em grande número, e, na maioria das vezes, representam verdades maiores do que eles próprios.”1

“1. Leia Gênesis 4:3-7. O que os dois sacrifícios diferentes simbolizam?”1 “3 Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. 4 Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta; 5 ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante. 6 Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? 7 Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.” (Gênesis 4:3-7 ARA). “A salvação pelas obras e a salvação pela graça de Deus mediante a fé.”1

“Logo no início da Bíblia podemos ver a diferença entre a tentativa de chegar ao Céu pelo esforço próprio (na oferta de Caim) e a percepção de que a salvação é somente pela graça, e se torna disponível a nós apenas através dos méritos de um Salvador crucificado (a oferta de Abel).”1

“2. Leia Números 21:4-9. Qual foi o simbolismo da serpente de bronze levantada na haste? Jo 12:32”1 “4 Então, partiram do monte Hor, pelo caminho do mar Vermelho, a rodear a terra de Edom, porém o povo se tornou impaciente no caminho. 5 E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água? E a nossa alma tem fastio deste pão vil. 6 Então, o SENHOR mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que mordiam o povo; e morreram muitos do povo de Israel. 7 Veio o povo a Moisés e disse: Havemos pecado, porque temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós as serpentes. Então, Moisés orou pelo povo. 8 Disse o SENHOR a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá. 9 Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava.” (Números 21:4-9 ARA)2. “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo.” (João 12:32 ARA)2. “Aquele que era picado por uma serpente, olhava para a serpente de bronze e, pela fé na palavra de Deus, era curado; sua vida era salva. Assim, aquele que é atingido pela serpente do pecado deve olhar para a cruz e, pela fé, ser salvo.1

“‘Os israelitas salvaram a própria vida olhando para a serpente levantada. Aquele olhar envolvia fé. Viviam porque acreditavam na palavra de Deus, e confiavam no meio provido para seu restabelecimento’ (Ellen G. White,Patriarcas e Profetas, p. 431).”1

“Ao longo do Antigo Testamento, o ritual do santuário terrestre serviu como a mais detalhada representação simbólica do plano da salvação. Há milhares de anos, cogita-se quanto os israelitas compreendiam sobre o significado de todos os rituais, embora, sem dúvida, muitos tenham captado a mais importante de todas as verdades ensinadas ali: a expiação substitutiva, isto é, a ideia de que um substituto tinha que morrer em lugar deles a fim de que seus pecados fossem perdoados (1Co 5:7).”1

“Na verdade, por meio do ritual do santuário, nos foram dados símbolos não só da morte de Jesus, mas também de Seu sumo sacerdócio celestial, do juízo pré-advento e da eliminação final do pecado no fim dos tempos.”1

“De quais outros símbolos do plano da salvação você se lembra? Quais, especialmente, falam sobre a graça salvadora e a esperança que podemos receber dela?”1

Você já leu sua Bíblia hoje? Fortaleça sua vida por meio do estudo da Palavra de Deus.

Domingo, 01 nobembro de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Jeremias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 482, Out. Nov. Dez. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos