O barro do oleiro

Lições da Bíblia

“3. Que verdades cruciais são ensinadas nos símbolos apresentados a seguir? (Ver Gn 2:7.)”1 Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.” (Gênesis 2:7 ARA)2.

Jr 18:1-10 – “1 Palavra do SENHOR que veio a Jeremias, dizendo: 2 Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. 3 Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. 4 Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. 5 Então, veio a mim a palavra do SENHOR: 6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel?diz o SENHOR; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel. 7 No momento em que eu falar acerca de uma nação ou de um reino para o arrancar, derribar e destruir, 8 se a tal nação se converter da maldade contra a qual eu falei, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe. 9 E, no momento em que eu falar acerca de uma nação ou de um reino, para o edificar e plantar, 10 se ele fizer o que é mau perante mim e não der ouvidos à minha voz, então, me arrependerei do bem que houvera dito lhe faria.” (Jeremias 18:1-10 ARA)2. “O barro representa o ser humano, que, mesmo arruinado pelo pecado, pode ser refeito por Deus.1

Is 29:16 – “Que perversidade a vossa! Como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Ele não me fez; e a coisa feita dissesse do seu oleiro: Ele nada sabe.” (Isaías 29:16 ARA)2. “Como o oleiro faz do barro um utensílio e decide como ele será usado, Deus é nosso Criador e traça planos para nós; não devemos fazer nossos próprios planos e querer ser senhores de nosso próprio destino.1

Is 45:9 – “Ai daquele que contende com o seu Criador! E não passa de um caco de barro entre outros cacos. Acaso, dirá o barro ao que lhe dá forma: Que fazes? Ou: A tua obra não tem alça.” (Isaías 45:9 ARA)2. “Como seria absurdo o objeto questionar o oleiro que o fez, é absurdo o ser humano questionar seu Criador.1

Is 64:8 – “Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos.” (Isaías 64:8 ARA)2. “Assim como o utensílio é criado pelo oleiro, Deus é nosso Criador.”1

Rm 9:18-21 – “18 Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz. 19 Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade? 20 Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? 21 Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?” (Romanos 9:18-21 ARA)2. “Deus é soberano sobre nós. Embora respeite nosso livre-arbítrio, Ele decide como lidará conosco em face às decisões que tomamos.1

“Devido à constante rejeição e perseguição que enfrentou, sem dúvida Jeremias desejou desistir. Valia a pena se esforçar e lutar pela nação? Por vezes ele certamente achou que a resposta fosse ‘não’.”1

“Contudo, enquanto ele observava a mão do oleiro, foi-lhe dada uma figura, um símbolo, de como o Senhor trabalhava com o barro humano. Sejam quais forem as outras verdades encontradas na figura do oleiro e do barro, ela ensina a soberania absoluta de Deus. Isto é, por mais desesperada que a situação pudesse parecer a partir da perspectiva de Jeremias, o simbolismo do oleiro e do barro mostrou que, em última análise, apesar das decisões erradas que tomamos, até mesmo de modo intencional, o Senhor está no controle do mundo. Ele é a fonte absoluta de poder e autoridade, e no fim triunfará, não importa quais sejam as aparências agora.”1

“Séculos depois de Jeremias, Paulo retomou essa figura do Antigo Testamento, em Romanos 9, e deu continuidade a ela, usando-a, basicamente, para ensinar a mesma lição que ela deve ter ensinado a Jeremias. Na verdade, em Romanos 9:21, talvez Paulo estivesse se referindo diretamente a Jeremias 18:6. Podemos estar certos de que, apesar da realidade do livre-arbítrio humano, bem como dos frequentes resultados calamitosos do abuso desse livre-arbítrio, podemos, por fim, ter esperança na absoluta soberania de nosso amoroso e abnegado Deus, cujo amor é revelado na cruz. O mal não vai triunfar. Deus e Seu amor triunfarão. Temos uma grande esperança!”1

“Como você pode aprender a confiar em Deus e se colocar em Suas mãos, como o barro nas mãos do Oleiro, apesar das circunstâncias presentes? Que outros textos bíblicos nos mostram a realidade da soberania de Deus?”1

Segunda-feira, 02 nobembro de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Jeremias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 482, Out. Nov. Dez. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos