O cinto de linho

Lições da Bíblia

“6. Leia Jeremias 13:1-11. Que ato simbólico Jeremias foi orientado a realizar? Que importante lição esse ato devia ensinar?”1 “1 Assim me disse o SENHOR: Vai, compra um cinto de linho e põe-no sobre os lombos, mas não o metas na água. 2 Comprei o cinto, segundo a palavra do SENHOR, e o pus sobre os lombos. 3 Então, pela segunda vez me veio a palavra do SENHOR, dizendo: 4 Toma o cinto que compraste e que tens sobre os lombos; dispõe-te, vai ao Eufrates e esconde-o ali na fenda de uma rocha. 5 Fui e escondi-o junto ao Eufrates, como o SENHOR me havia ordenado. 6 Passados muitos dias, disse-me o SENHOR: Dispõe-te, vai ao Eufrates e toma o cinto que te ordenei escondesses ali. 7 Fui ao Eufrates, cavei e tomei o cinto do lugar onde o escondera; eis que o cinto se tinha apodrecido e para nada prestava. 8 Então, me veio a palavra do SENHOR, dizendo: 9 Assim diz o SENHOR: Deste modo farei também apodrecer a soberba de Judá e a muita soberba de Jerusalém. 10 Este povo maligno, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que caminha segundo a dureza do seu coração e anda após outros deuses para os servir e adorar, será tal como este cinto, que para nada presta. 11 Porque, como o cinto se apega aos lombos do homem, assim eu fiz apegar-se a mim toda a casa de Israel e toda a casa de Judá, diz o SENHOR, para me serem por povo, e nome, e louvor, e glória; mas não deram ouvidos.” (Jeremias 13:1-11 ARA)2. “Comprar um cinto, colocá-lo em volta da cintura, ir até o Eufrates e escondê-lo no buraco da rocha; foi ordenado ao profeta que voltasse depois de muitos dias para pegar novamente o cinto, mas ele estava apodrecido e não prestava para mais nada. Esse ato simbolizava que, quando as pessoas abandonam a Deus, tornam-se tão inúteis quanto aquele cinto.1

“Esse ato simbólico tem causado algumas dificuldades para os intérpretes porque o rio Eufrates (uma interpretação comum da palavra hebraica, mas não necessariamente a única) ficava a centenas de quilômetros de Jerusalém. Esdras precisou de quatro meses para fazer esse trajeto numa viagem só de ida (Ed 7:9). Para entender melhor a mensagem, Deus fez com que Jeremias fizesse o trajeto duas vezes, ida e volta. Assim, alguns eruditos têm argumentado que a referência é a algum outro ponto geográfico. Por outro lado, alguns argumentam que as longas distâncias que ele teve que viajar ajudaram a mostrar-lhe quão distante era o lugar para o qual os filhos de Israel seriam levados. Além disso, depois de voltar de uma viagem tão longa, Jeremias podia entender como seria a alegria da volta após 70 anos de cativeiro.”1

“Seja como for, o cinto simboliza Jerusalém com o templo, que estavam puros e simples (sem verniz) na época do chamado. O homem que estava usando o cinto é o próprio Deus. Isso mostra, entre outras coisas, a ligação íntima que Deus tinha com Seu povo. Alguns comentaristas veem significado no fato de que o cinto era feito de linho, o mesmo material das vestes sacerdotais (Lv 16:4); afinal, Judá devia ser uma nação sacerdotal (Êx 19:6). Assim como o cinto tinha ficado arruinado, o mesmo ocorreria com o orgulho da nação. Como um cinto se apega à cintura de um homem, essas pessoas haviam no passado se apegado ao Senhor, e eram Sua fonte de louvor e glória. Mas haviam se tornado maculadas e estragadas pelo contato com as culturas vizinhas.”1

“7. Compare Jeremias 13:11 com Deuteronômio 4:5-8. De que forma esses versos mostram o que aconteceu com a nação? O que essas passagens dizem a nós?”1 Porque, como o cinto se apega aos lombos do homem, assim eu fiz apegar-se a mim toda a casa de Israel e toda a casa de Judá, diz o SENHOR, para me serem por povo, e nome, e louvor, e glória; mas não deram ouvidos.” (Jeremias 13:11 ARA)2. “5 Eis que vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o SENHOR, meu Deus, para que assim façais no meio da terra que passais a possuir. 6 Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que, ouvindo todos estes estatutos, dirão: Certamente, este grande povo é gente sábia e inteligente. 7 Pois que grande nação há que tenha deuses tão chegados a si como o SENHOR, nosso Deus, todas as vezes que o invocamos? 8 E que grande nação há que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que eu hoje vos proponho?” (Deuteronômio 4:5-8 ARA)2. “O povo devia ter sido um louvor e uma glória ao nome de Deus, mas se recusaram a andar na Palavra e nos caminhos do Senhor. Nosso propósito é glorificar a Deus, mas se não andarmos segundo a Palavra do Senhor, em vez de glorificá-Lo, iremos trazer vergonha ao Seu nome.1

Quinta-feira, 05 nobembro de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.

__________________

1 LIÇÕES da escola sabatina. Jeremias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 482, Out. Nov. Dez. 2015. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos