A expulsão de Satanás

Lições da Bíblia

“Como vimos, a guerra celestial não ficou confinada ao Céu, mas afetou a Terra também. Parece que, por algum tempo, Satanás, o ‘acusador de nossos irmãos’ (Ap 12:10), ainda foi capaz de ir perante o trono de Deus e fazer acusações contra o Seu povo. Jó foi um dos personagens bíblicos que se tornaram vítimas desse tratamento humilhante.”

“6. Leia Lucas 10:1-21. Qual é o significado das palavras de Cristo sobre Satanás nessa passagem?”1 “1 Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir. 2 E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. 3 Ide! Eis que eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4 Não leveis bolsa, nem alforje, nem sandálias; e a ninguém saudeis pelo caminho. 5 Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa! 6 Se houver ali um filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; se não houver, ela voltará sobre vós. 7 Permanecei na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem; porque digno é o trabalhador do seu salário. Não andeis a mudar de casa em casa. 8 Quando entrardes numa cidade e ali vos receberem, comei do que vos for oferecido. 9 Curai os enfermos que nela houver e anunciai-lhes: A vós outros está próximo o reino de Deus. 10 Quando, porém, entrardes numa cidade e não vos receberem, saí pelas ruas e clamai: 11 Até o pó da vossa cidade, que se nos pegou aos pés, sacudimos contra vós outros. Não obstante, sabei que está próximo o reino de Deus. 12 Digo-vos que, naquele dia, haverá menos rigor para Sodoma do que para aquela cidade. 13 Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom, se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido, assentadas em pano de saco e cinza. 14 Contudo, no Juízo, haverá menos rigor para Tiro e Sidom do que para vós outras. 15 Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno. 16 Quem vos der ouvidos ouve-me a mim; e quem vos rejeitar a mim me rejeita; quem, porém, me rejeitar rejeita aquele que me enviou. 17 Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! 18 Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. 19 Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano. 20 Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus. 21 Naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo e exclamou: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.” (Lucas 10:1-21 ARA)2. “Jesus viu Satanás caindo do céu como relâmpago. Os discípulos receberam poder sobre o inimigo porque o nome deles estava escrito no Céu (v. 20).”

“Antes de enviar os 70 discípulos, Jesus os instruiu a não levar roupa nem dinheiro extras (Lc 10:4) e a pedir a bênção de Deus sobre seus anfitriões (v. 5). Alertou para o fato de que eles eram como ovelhas no meio de lobos (Lc 10:3), uma preocupação refletida em Apocalipse 12, em que o dragão tenta fazer guerra contra o povo de Deus.”1

“Quando voltaram alegres (Lc 10:17), os discípulos relataram que os demônios se sujeitavam a eles, e isso deve ter deixado Jesus muito feliz (Lc 10:21). Nesse contexto, Jesus declarou que havia visto Satanás caindo do Céu como um raio. Advertiu os discípulos de que a alegria deles não devia ser fundamentada no sucesso sobre as forças demoníacas, mas no fato de ter o nome escrito no Céu (Lc 10:20). Esse lembrete coloca a salvação humana firmemente no lugar em que ela deve estar: nas mãos do Salvador. Foi Jesus, não nós, quem derrotou o inimigo.”1

“Os seguidores de Jesus, contudo, recebem o privilégio de testemunhar sobre a salvação que Ele conquistou. O episódio relatado em Lucas 10:17-20 parece associar a obra de testemunhar, confiada por Jesus a Seus discípulos, com o poder sobre Satanás no grande conflito. A obra de testemunhar mina o poder que ele tem sobre as pessoas deste mundo e dá aos seres humanos a oportunidade de retomar sua obra original de expandir as fronteiras do reino de Deus.”1

“O poder sobre nosso adversário só é possível em razão da vitória que Jesus obteve na cruz. Paulo declarou que Jesus ‘[despojou] os principados e as potestades’ e triunfou sobre eles (Cl 2:15). NEle, o povo de Deus é triunfante. A destruição de Satanás está assegurada. ‘Será expulso o príncipe deste mundo’ (Jo 12:31, NVI), e nunca mais difamará o povo de Deus. Certamente podemos nos alegrar com o fato de que a batalha pertence ao Senhor!”1

“‘Alegrem-se, [...] porque seus nomes estão escritos nos Céus’ (Lc 10:20, NVI). Pensemos nessas palavras. Por que essa é uma grande razão para nos alegrarmos?”

Quarta-feira, 30 de dezembro de 2015 . Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. Rebelião e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 484, Jan. Fev. Mar. 2016. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos