Voltando para o Egito

Lições da Bíblia
“Caso você ainda não tenha avançado na leitura, Jeremias 42 será um capítulo muito emocionante. O que as pessoas fariam? Agiriam com fé, uma fé que se revelaria na obediência, e permaneceriam em Judá? Ou cometeriam os mesmos erros que haviam cometido no passado? Em vez de seguir o claro ‘Assim diz o Senhor’, fariam o que desejassem, apesar da clara advertência do Senhor nos últimos versos do capítulo 42 sobre o que as aguardaria, se elas voltassem para o Egito?”1

“4. Leia Jeremias 43:1-7. O que as pessoas fizeram?”1 “1 Tendo Jeremias acabado de falar a todo o povo todas as palavras do SENHOR, seu Deus, palavras todas com as quais o SENHOR, seu Deus, o enviara, 2 então, falou Azarias, filho de Hosaías, e Joanã, filho de Careá, e todos os homens soberbos, dizendo a Jeremias: É mentira isso que dizes; o SENHOR, nosso Deus, não te enviou a dizer: Não entreis no Egito, para morar. 3 Baruque, filho de Nerias, é que te incita contra nós, para nos entregar nas mãos dos caldeus, a fim de nos matarem ou nos exilarem na Babilônia. 4 Não obedeceu, pois, Joanã, filho de Careá, e nenhum de todos os capitães dos exércitos, nem o povo todo à voz do SENHOR, para ficarem na terra de Judá. 5 Antes, tomaram Joanã, filho de Careá, e todos os capitães dos exércitos a todo o resto de Judá que havia voltado dentre todas as nações para as quais haviam sido lançados, para morar na terra de Judá; 6 tomaram aos homens, às mulheres e aos meninos, às filhas do rei e a todos que Nebuzaradã, o chefe da guarda, deixara com Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã; como também a Jeremias, o profeta, e a Baruque, filho de Nerias; 7 e entraram na terra do Egito, porque não obedeceram à voz do SENHOR, e vieram até Tafnes.” (Jeremias 43:1-7 ARA)2. “Disseram que Jeremias estava mentindo, e não obedeceram à voz do Senhor para ficarem na terra de Judá, mas foram para o Egito.”

“Quando a Palavra de Deus não concorda com nossas intenções ou desejos, nos inclinamos a duvidar de sua origem divina. Foi isso que o povo e os líderes fizeram com Jeremias. Aparentemente, em Israel, somente as circunstâncias haviam mudado, mas as pessoas continuavam as mesmas no pensamento e no coração. Justificaram a negligência no cumprimento do seu voto atacando o profeta. Contudo, não quiseram atacar o idoso Jeremias diretamente. Então censuraram Baruque, que era o amigo dele e, às vezes, escriba do profeta. Voltaram contra ele sua ira, afirmando que ele havia colocado o profeta contra elas.”1
“5. Leia Êxodo 16:3 e Números 16:13. Que paralelos existem entre o que o povo disse a Jeremias e o que os ancestrais deles disseram a Moisés?”1 disseram-lhes os filhos de Israel: Quem nos dera tivéssemos morrido pela mão do SENHOR, na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne e comíamos pão a fartar! Pois nos trouxestes a este deserto, para matardes de fome toda esta multidão.” (Êxodo 16:3 ARA)2. “porventura, é coisa de somenos que nos fizeste subir de uma terra que mana leite e mel, para fazer-nos morrer neste deserto, senão que também queres fazer-te príncipe sobre nós?” (Números 16:13 ARA)2. “Assim como os israelitas culparam Baruque de querer que eles morressem pela mão dos babilônios, os israelitas haviam culpado Moisés de querer que eles morressem no deserto.”1

“A natureza humana é sempre a mesma, e o ser humano está sempre procurando culpar outra pessoa por seus problemas, procurando uma desculpa para fazer o que quer. Assim, por alguma razão, Baruque foi acusado de desejar que todos os seus compatriotas morressem pela mão dos babilônios ou que fossem levados ao exílio em Babilônia. Jeremias 43:1-7 não diz por que as pessoas pensaram que Baruque desejava que isso acontecesse, assim como a Bíblia não explica por que os filhos de Israel achavam que Moisés desejava que eles morressem no deserto após saírem do Egito. No calor das emoções e paixões, as pessoas podem não ter razões lógicas para o que estão pensando. Como é fundamental, então, que mantenhamos nossas paixões e emoções submissas ao Senhor!”1

“Com que frequência permitimos que emoções ou paixões obscureçam nosso discernimento, e prevaleçam sobre o claro ‘Assim diz o Senhor’? Como podemos evitar que nossas emoções e paixões nos vençam? (Ver 2Co 10:5. [‘e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,’])”1

Terça-feira, 15 dezembro de 2015. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. Jeremias. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 482, Out. Nov. Dez. 2015. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos