Palavra profética confirmada

Lições da Bíblia

“3. Leia 2 Pedro 1:16-21. Que palavras importantes ele disse a respeito da palavra profética?”1 “16 Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade, 17 pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. 18 Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo. 19 Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, 20 sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; 21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1:16-21 ARA)2. “As palavras proféticas do Antigo Testamento, confirmadas na vida, morte e ressurreição de Cristo, iluminarão a vida dos cristãos até a volta de Cristo. Devemos obedecer-lhes. Homens santos testemunharam fatos proféticos e falaram da parte de Deus inspirados pelo Espírito santo.1

“Pedro tinha visto muitas coisas em sua época, e mencionou algumas nessa passagem: o batismo de Jesus (2Pe 1:17), a transfiguração de Jesus no monte (2Pe 1:18) e a confirmação das profecias referentes a Ele (2Pe 1:19). Cada uma dessas coisas havia impactado Pedro profundamente; porém, ele gastou mais tempo no último ponto: as profecias. Isso pode ter algo a ver com seus próprios fracassos como discípulo. Quantas vezes Pedro havia deixado de ouvir o que Jesus estava dizendo porque achava que já conhecia o que estava sendo dito? Quantas vezes Jesus predisse o tratamento futuro que receberia das mãos dos principais sacerdotes em Jerusalém; porém, quando essas coisas aconteceram da maneira exata que Ele tinha dito, em várias ocasiões distintas, Pedro foi pego despreparado. Talvez o mais doloroso de todos esses ‘fracassos’ tenha sido quando Pedro negou o Senhor, conforme Jesus havia predito. O discípulo tinha tanta certeza de que isso nunca poderia acontecer que, quando realmente aconteceu, deve ter sido o momento mais humilhante de sua vida.”1

“Possivelmente por essa razão Pedro tenha tentado mostrar como ser um fiel seguidor de Jesus. Ele lembrou os seguidores do Mestre a respeito das ‘preciosas e mui grandes promessas’ mediante as quais eles podiam se tornar ‘coparticipantes da natureza divina’, em contraste com os aprisionados pela ‘corrupção das paixões que há no mundo’ (2Pe 1:4). Para garantir que os crentes de fato escapassem da corrupção, ele mencionou várias qualidades inter-relacionadas que definem o estilo cristão de vida: fé, virtude, conhecimento, domínio próprio, perseverança, piedade, fraternidade e amor (2Pe 1:5-8). Cada uma dessas qualidades é construída sobre a outra e, juntas, formam uma unidade completa, como os ingredientes de um bolo. Paulo chama essas mesmas qualidades de ‘fruto’, em vez de frutos (Gl 5:22, 23), porque elas formam uma unidade que não pode ser separada.”1

“Além disso, Pedro disse que os crentes não tropeçariam se fizessem desses valores parte de sua vida, e lhes pediu que procurassem, com diligência, ‘confirmar [sua] vocação e eleição’ (2Pe 1:10).”1

“Lembre-se de que Pedro dirigiu sua epístola a membros cristãos que já estavam firmados na fé. Ele não estava sugerindo, de maneira alguma, que o fato de se adequarem a um conjunto especial de requisitos garantiria um bilhete de entrada para o Céu. Estava simplesmente contrastando as atitudes e os comportamentos prevalecentes naquela época, e desafiando os cristãos a empregar suas energias nas coisas positivas, não nas negativas.”1

Terça-feira, 08 de março de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se pref//8ça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. Rebelião e redenção. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 484, Jan. Fev. Mar. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos