O sermão versus a lei
Lições da Bíblia
“Alguns cristãos veem o Sermão do Monte como uma nova ‘lei de
Cristo’, que substituiu a ‘lei de Deus’. Eles dizem que um sistema legalista foi
então substituído por um sistema de graça, ou que a lei de Jesus é diferente da
lei de Deus. Essas noções são concepções errôneas a respeito do Sermão do
Monte.”1
“2. O que os seguintes textos dizem sobre a lei e sobre a
ideia de que os dez mandamentos foram substituídos pelo Sermão do
Monte? Mt 5:17-19, 21, 22, 27, 28; ver também Tg 2:10,
11; Rm 7:7”1
“17 Não penseis que vim revogar a
Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. 18
Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra
passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se
cumpra. 19 Aquele, pois, que violar
um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será
considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar,
esse será considerado grande no reino dos céus. […] 21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás;
e: Quem matar estará sujeito a julgamento. 22 Eu,
porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará
sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a
julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de
fogo. […] 27 Ouvistes que foi dito: Não
adulterarás. 28 Eu, porém, vos digo:
qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou
com ela.” (Mateus 5:17-19, 21, 22, 27, 28 ARA)2. “10
Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só
ponto, se torna culpado de todos. 11 Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás também
ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser
transgressor da lei.” (Tiago 2:10-11 ARA). “Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu
não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu
conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás.”
(Romanos 7:7 ARA)2.
“Em vez de abolir a lei, o Sermão do Monte a confirmou,
corrigiu distorções sobre ela e aprofundou seu significado. Quando rejeitamos ou
transgredimos qualquer parte da lei, somos culpado de pecado contra toda a
lei.”1
“Craig S. Keener escreveu: ‘A maioria dos judeus entendia os
mandamentos no contexto da graça [...]; em vista das exigências de Jesus quanto
a uma prática maior da graça [...], Ele sem dúvida apresentava as exigências do
reino à luz da graça (ver Mt 6:12; Lc 11:4; Mc 11:25; Mt 6:14, 15; Mc 10:15).
Nas narrativas dos evangelhos, Jesus abraça aqueles que se humilham e reconhecem
o direito de Deus governar, mesmo que, na prática, fiquem aquém do alvo da
perfeição moral (Mt 5:48). Mas a graça do reino, proclamada por Jesus, não era a
graça sem obras de grande parte do cristianismo ocidental. Nos evangelhos, a
mensagem do reino transforma aqueles que a aceitam com mansidão, da mesma forma
que humilha os arrogantes, que estão religiosa e socialmente satisfeitos’
(The Gospel of Matthew: A Socio-Rhetorical Commentary [O Evangelho de
Mateus: Um Comentário Sócio-Retórico]. Grand Rapids: William B. Eerdmans
Publishing Company, 2009; p. 161, 162).”1
“3. Leia Gênesis 15:6. Como essa passagem confirma que
a salvação sempre foi pela fé?”1
“
Ele creu no SENHOR, e
isso lhe foi imputado para justiça.” (Gênesis 15:6 ARA)1.
“Abraão e todos os salvos do Antigo Testamento foram
justificados pela fé na graça de Deus.”1
“A fé de Jesus Cristo não era nova; era a mesma fé que houve
desde a queda da humanidade. O Sermão do Monte não foi a substituição da
salvação por meio das obras pela salvação através da graça. A salvação sempre
foi pela graça. Os filhos de Israel foram salvos pela graça no Mar Vermelho,
antes que fossem solicitados a obedecer no Sinai. (Ver Êx 20:2. [‘Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa
da servidão.’]2)”1
“O que nossa experiência com o Senhor e Sua lei deve nos
ensinar sobre o motivo pelo qual a salvação sempre teve que ser pela fé e não
pela lei?”1
Segunda-feira, 11 de abril de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
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1 LIÇÕES da escola sabatina. O Evangelho de Mateus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Abr. Mai. Jun. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
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