O coração do hipócrita

Lições da Bíblia

“3. “O Senhor disse: [...] este povo se aproxima de Mim e com a sua boca e com os seus lábios Me honra, mas o seu coração está longe de Mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens” (Is 29:13). Embora nesse texto Deus estivesse falando ao antigo Israel, que mensagem há para a igreja de hoje? Quais são as duas principais questões a respeito das quais Deus o estava advertindo, e como podemos ter certeza de que não estamos fazendo o mesmo?”1

Devemos ser sinceros para com o Senhor, reconhecer nossas faltas diante dEle e adorá-Lo de modo verdadeiro, de acordo com Sua vontade e Sua lei, e não com base em nossas tradições.1
“Muitos séculos depois que Isaías escreveu essas palavras, Jesus as citou numa controvérsia com os líderes religiosos.”1

“4. Leia Mateus 15:1-20. Qual é a questão específica ali, e como Jesus tratou dela?”1
“1 Então, vieram de Jerusalém a Jesus alguns fariseus e escribas e perguntaram: 2 Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos, quando comem. 3 Ele, porém, lhes respondeu: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição? 4 Porque Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte. 5 Mas vós dizeis: Se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: É oferta ao Senhor aquilo que poderias aproveitar de mim; 6 esse jamais honrará a seu pai ou a sua mãe. E, assim, invalidastes a palavra de Deus, por causa da vossa tradição. 7 Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: 8 Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. 9 E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. 10 E, tendo convocado a multidão, lhes disse: Ouvi e entendei: 11 não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem. 12 Então, aproximando-se dele os discípulos, disseram: Sabes que os fariseus, ouvindo a tua palavra, se escandalizaram? 13 Ele, porém, respondeu: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada. 14 Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco. 15 Então, lhe disse Pedro: Explica-nos a parábola. 16 Jesus, porém, disse: Também vós não entendeis ainda? 17 Não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre e, depois, é lançado em lugar escuso? 18 Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. 19 Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. 20 São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos não o contamina.” (Mateus 15:1-20 ARA)2.

O desrespeito à tradição de lavar as mãos antes de comer, o que acarretava impureza cerimonial. Jesus mostrou que a maldade do coração é pior do que a transgressão das tradições humanas. Muitos que seguiam tais tradições transgrediam o mandamento de Deus, deixando de honrar os pais.1

“Em algum momento após ter voltado de Cafarnaum, Jesus entrou num debate com os líderes judeus sobre o que torna uma pessoa impura. Os mestres haviam acrescentado à lei todos os tipos de regulamentos sobre impureza externa. Por exemplo, era preciso lavar as mãos de uma certa forma, porém os discípulos de Jesus não estavam dando atenção a esse regulamento. Quando os escribas e fariseus de Jerusalém chamaram a atenção sobre isso, Jesus respondeu de maneira enfática.”1

“Em resumo, Ele condenou fortemente aquilo que, com facilidade, se torna uma armadilha para qualquer pessoa: a hipocrisia. Quem, em algum momento, já não foi culpado disso, ao condenar alguém por um ato (verbalmente ou no coração), embora já tivesse feito ou estivesse fazendo a mesma coisa ou algo pior? Todos nós, se não formos cuidadosos, e se não buscarmos a graça de Deus, cairemos na tendência de ver as faltas dos outros e, ao mesmo tempo, ser cegos para as nossas. Portanto, todos temos a tendência de ser hipócritas.”1

“Muitos odeiam a hipocrisia dos outros e têm facilidade de ver esse problema nos outros. Como podemos ter certeza de que nossa capacidade de ver a hipocrisia alheia não seja simplesmente a manifestação dela em nós mesmos?”1

Terça-feira, 10 de maio de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O Evangelho de Mateus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Abr. Mai. Jun. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos