Senhor de toda a criação

Lições da Bíblia

“Depois da alimentação miraculosa, Jesus ordenou que Seus discípulos entrassem no barco (Mt 14:22). Ele desejava tirá-los da confusão e da pressão. Um bom mestre protege seus discípulos daquilo que eles ainda não estão prontos para enfrentar. ‘Chamando os discípulos, Jesus ordenou-lhes que tomassem o barco e voltassem imediatamente para Cafarnaum, deixando-O a despedir a multidão. [...] [Eles] protestaram contra essa medida, mas Jesus falou com uma autoridade que não havia assumido antes para com eles. Sabiam que seria inútil qualquer oposição de sua parte e, silenciosos, dirigiram-se para o mar’ (O Desejado de Todas as Nações, p. 378).”1

“2. Leia Mateus 14:23-33. O que esses versos revelam sobre quem era Jesus e acerca da natureza da salvação?”1

“23 E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só. 24 Entretanto, o barco já estava longe, a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. 25 Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar. 26 E os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, gritaram. 27 Mas Jesus imediatamente lhes disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! 28 Respondendo-lhe Pedro, disse: Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas. 29 E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus. 30 Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor! 31 E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste? 32 Subindo ambos para o barco, cessou o vento. 33 E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus!” (Mateus 14:23-33 ARA)2.

Ele é o Deus Eu Sou, que anda sobre as águas e acalma os ventos, que chega no momento da nossa maior necessidade e acalma nosso coração. Quando estamos afundando em meio às ondas, por causa da nossa falta de fé, Ele nos estende a mão, nos salva e acaba com a dúvida.1

“Um momento revelador ocorreu quando os aterrorizados discípulos ficaram imaginando quem estaria andando na água em sua direção. Jesus lhes disse: ‘Tende bom ânimo! Sou Eu. Não temais’ (v. 27). A expressão ‘Sou Eu’ é outra maneira de traduzir a expressão grega ego eimi, que significa ‘Eu Sou’. Esse é o nome do próprio Deus (ver também Êx 3:14 [‘Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros.’]2).”1

“As Escrituras, vez após vez, mostram que o Senhor tem o controle de toda a natureza. O Salmo 104, por exemplo, mostra claramente que Deus não é somente criador, mas também mantenedor, e que é por meio de Seu poder que o mundo continua existindo e que as leis da natureza operam. Não há nada ali que sugira o deus do deísmo, que criou o mundo e depois o abandonou. Sejamos judeus ou gentios, todos devemos nossa contínua existência ao poder sustentador do mesmo Senhor que acalmou o mar (ver também Hb 1:3 [‘Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,’]2).”1

“O grito de Pedro: ‘Salva-me, Senhor!’ (Mt 14:30) deve ser também o nosso, porque, se o Senhor não nos salvar, quem o fará? O desamparo de Pedro naquela situação se reflete em nossa própria fraqueza diante de tudo o que o mundo pecaminoso lança contra nós.”1

“Pense na sua fraqueza, no sentido de estar à mercê de forças muito maiores que você e que estão além do seu controle. Como essa realidade ajuda a fortalecer sua dependência de Jesus?”1

Segunda-feira, 09 de maio de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O Evangelho de Mateus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Abr. Mai. Jun. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos