Senhor dos gentios
Lições da Bíblia
“6. Leia Mateus 15:29-39 e compare com Mateus 14:13-21.
Quais são as semelhanças e as diferenças entre as duas
histórias?”1
“29 Partindo Jesus dali, foi para junto do
mar da Galiléia; e, subindo ao monte, assentou-se ali. 30 E vieram a ele muitas multidões trazendo consigo coxos, aleijados,
cegos, mudos e outros muitos e os largaram junto aos pés de Jesus; e ele
os curou. 31 De modo que o povo se
maravilhou ao ver que os mudos falavam, os aleijados recobravam saúde, os coxos
andavam e os cegos viam. Então, glorificavam ao Deus de Israel. 32 E,
chamando Jesus os seus discípulos, disse: Tenho
compaixão desta gente, porque há três dias que permanece comigo e não
tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça pelo
caminho. 33 Mas os discípulos lhe disseram: Onde
haverá neste deserto tantos pães para fartar tão grande multidão? 34 Perguntou-lhes Jesus: Quantos pães tendes? Responderam: Sete e
alguns peixinhos. 35 Então, tendo mandado o
povo assentar-se no chão, 36 tomou
os sete pães e os peixes, e, dando graças, partiu, e deu aos discípulos, e
estes, ao povo. 37 Todos comeram e
se fartaram; e, do que sobejou, recolheram sete cestos cheios.
38 Ora, os que comeram eram quatro mil homens, além
de mulheres e crianças. 39 E, tendo despedido as
multidões, entrou Jesus no barco e foi para o território de Magadã.”
(Mateus 15:29-39 ARA)2.
“13 Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali
num barco, para um lugar deserto, à parte; sabendo-o as multidões, vieram das
cidades seguindo-o por terra. 14 Desembarcando, viu
Jesus uma grande multidão, compadeceu-se dela e curou
os seus enfermos. 15 Ao cair da tarde,
vieram os discípulos a Jesus e lhe disseram: O lugar é deserto, e vai adiantada
a hora; despede, pois, as multidões para que, indo pelas aldeias, comprem para
si o que comer. 16 Jesus, porém, lhes disse: Não
precisam retirar-se; dai-lhes, vós mesmos, de comer. 17 Mas eles responderam: Não temos aqui senão cinco pães e dois
peixes. 18 Então, ele disse: Trazei-mos. 19
E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre
a relva, tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os
abençoou. Depois, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes, às
multidões. 20 Todos comeram e se
fartaram; e dos pedaços que sobejaram recolheram ainda doze cestos
cheios. 21 E os que comeram foram cerca de
cinco mil homens, além de mulheres e crianças.” (Mateus 14:13-21
ARA)2.
“Jesus teve compaixão de judeus e gentios. Ele multiplicou
pães e peixes para dois grupos, um de judeus e outro de
gentios.”1
“Muitas pessoas não percebem que há duas ocasiões nos
evangelhos em que as multidões foram alimentadas: a primeira multidão era de
judeus; a segunda, de gentios. Em ambos os casos, Jesus teve ‘compaixão’ das
pessoas.”1
“É surpreendente essa cena de milhares de gentios vindo para
ser ensinados, amados e alimentados pelo jovem Mestre. Hoje, olhando para trás e
compreendendo a universalidade do evangelho, podemos facilmente deixar de
perceber que algo desse tipo deve ter parecido incrível e inesperado, tanto para
judeus quanto gentios. Sem dúvida, Jesus estava tirando todos de sua zona de
conforto.”1
“Contudo, este sempre foi o plano de Deus: atrair a Ele todas
as pessoas do mundo. Um verso surpreendente das Escrituras Hebraicas testifica
dessa verdade: ‘Povo de Israel, Eu amo o povo da Etiópia
tanto quanto amo vocês. Assim como Eu trouxe vocês do Egito, Eu também trouxe os
filisteus da ilha de Creta e os arameus da terra de Quir’ (Am 9:7,
NTLH).”1
“O que Deus estava dizendo ali? Que estava interessado não só
na vida de Israel, mas de todos os povos? Que estava interessado nos filisteus?
Uma leitura cuidadosa do Antigo Testamento revela essa verdade vez após vez,
embora ela tivesse se tornado tão obscura ao longo dos séculos que, na época em
que foi formada a igreja do Novo Testamento, muitos dos primeiros crentes
tiveram que aprender essa verdade bíblica básica.”1
“7. Leia Romanos 4:1-12. De que forma o evangelho e sua
universalidade estão retratados nesses versos?”1
“1 Que, pois, diremos ter alcançado Abraão,
nosso pai segundo a carne? 2 Porque, se Abraão foi
justificado por obras, tem de que se gloriar, porém não diante de Deus.
3 Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e
isso lhe foi imputado para justiça. 4 Ora, ao que
trabalha, o salário não é considerado como favor, e sim como dívida.
5 Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica
o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça. 6 E é
assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribui
justiça, independentemente de obras: 7 Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos
pecados são cobertos; 8 bem-aventurado o homem a quem
o Senhor jamais imputará pecado. 9 Vem, pois, esta
bem-aventurança exclusivamente sobre os circuncisos ou também sobre os
incircuncisos? Visto que dizemos: a fé foi imputada a Abraão para
justiça. 10 Como, pois, lhe foi atribuída? Estando
ele já circuncidado ou ainda incircunciso? Não no regime da circuncisão, e sim
quando incircunciso. 11 E recebeu o sinal da
circuncisão como selo da justiça da fé que teve quando ainda incircunciso; para
vir a ser o pai de todos os que crêem, embora não circuncidados, a fim de que
lhes fosse imputada a justiça, 12 e
pai da circuncisão, isto é, daqueles que não são apenas circuncisos, mas também
andam nas pisadas da fé que teve Abraão, nosso pai, antes de ser
circuncidado.” (Romanos 4:1-12 ARA).
“Pela fé, a justiça de Deus foi atribuída a Abraão, que foi
perdoado de seus pecados e recebeu o sinal da circuncisão. Pela fé, todos são
justificados, perdoados e selados para a salvação.”1
Quinta-feira, 12 de maio de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
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1 LIÇÕES da escola sabatina. O Evangelho de Mateus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Abr. Mai. Jun. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
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