A nova aliança

Lições da Bíblia

“2. Leia Mateus 26:17-19. Por que é tão significativo o fato de que essa era a época da Páscoa? Ver também Êx 12:1-7;1Co 5:7”1

“17 No primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, vieram os discípulos a Jesus e lhe perguntaram: Onde queres que te façamos os preparativos para comeres a Páscoa? 18 E ele lhes respondeu: Ide à cidade ter com certo homem e dizei-lhe: O Mestre manda dizer: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a Páscoa com os meus discípulos. 19 E eles fizeram como Jesus lhes ordenara e prepararam a Páscoa.” (Mateus 26:17-19 ARA)2.

1 Disse o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito: 2 Este mês vos será o principal dos meses; será o primeiro mês do ano. 3 Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família. 4 Mas, se a família for pequena para um cordeiro, então, convidará ele o seu vizinho mais próximo, conforme o número das almas; conforme o que cada um puder comer, por aí calculareis quantos bastem para o cordeiro. 5 O cordeiro será sem defeito, macho de um ano; podereis tomar um cordeiro ou um cabrito; 6 e o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o imolará no crepúsculo da tarde. 7 Tomarão do sangue e o porão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem;” (Êxodo 12:1-7 ARA)2.

Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.” (1 Coríntios 5:7 ARA)2.

Jesus morreu no dia exato da Páscoa. Ele era o verdadeiro Cordeiro Pascal, que morreu para nos libertar da escravidão e da condenação do pecado, simbolizadas pelo Egito.1

“A história do êxodo é a história da redenção, do livramento – uma obra que Deus fez em favor daqueles que não poderiam fazê-la por si mesmos. Que símbolo apropriado do que Jesus logo faria em favor de todos nós!”1

“3. Leia Mateus 26:26-29. O que Jesus estava dizendo a Seus discípulos? O que Suas palavras significam para nós?”1

“26 Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. 27 A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos; 28 porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados. 29 E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino de meu Pai.” (Mateus 26:26-29 ARA)2.

O pão utilizado na santa ceia simboliza o corpo de Cristo, oferecido em sacrifício, e o suco de uva representa o sangue da nova aliança, derramado na cruz para remissão de pecados. O sangue da antiga aliança (sangue de animais) apontava para o sangue da nova aliança (sangue de Cristo). A Páscoa anunciava a morte de Cristo que ocorreria posteriormente. A santa ceia relembra a morte de Cristo no passado, ao mesmo tempo em que aponta para Sua segunda vinda.1

“Jesus estava indicando para eles o significado mais profundo da Páscoa. A libertação deles do Egito foi a maravilhosa manifestação do senhorio e do poder de Deus, mas, em última análise, não foi suficiente. Ela não era a redenção que os hebreus, ou qualquer um de nós, realmente necessitávamos. Precisamos da redenção que há em Jesus: a vida eterna. ‘Por isso mesmo, Ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados’ (Hb 9:15). Jesus lhes indicou o verdadeiro significado do vinho e do pão. Eles apontavam para Sua morte na cruz.”1

“Assim, diferentemente dos sacrifícios de animais que apontavam para a morte posterior de Jesus, a participação na Santa Ceia aponta para Sua morte passada. Nos dois casos, os emblemas apontam para Jesus na cruz.”1

“No entanto, a cruz não é o fim da História. Quando Jesus disse aos discípulos que não mais beberia do fruto da videira até o dia em que o haveria de beber, novo, com eles no reino de Seu Pai (Mt 26:29), estava lhes indicando o futuro, apontando para a segunda vinda e para o que virá depois dela.”1

“Jesus disse que não mais beberia do fruto da videira até que estivéssemos com Ele no reino de Seu Pai. O que isso indica a respeito do tipo de intimidade que Ele terá conosco? Como podemos aprender a experimentar essa intimidade com Ele agora?”1

Segunda-feira, 13 de junho de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O Evangelho de Mateus. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Abr. Mai. Jun. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos