Restauração em Jesus

Lições da Bíblia

Meus filhos, novamente estou sofrendo dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês” (Gl 4:19, NVI).

“Fomos originalmente criados como seres perfeitos e completos, num mundo perfeito e completo. Infelizmente, esse paraíso anterior à queda foi perdido por meio do pecado, e o mundo que conhecemos hoje está cheio de morte, violência, sofrimento, medo e ignorância. O plano da salvação foi criado para restaurar a perfeição original do planeta. Cristo veio para recuperar o que foi perdido por meio do pecado.”1

“‘No princípio Deus criou o homem à Sua semelhança. Dotou-o de nobres qualidades. Sua mente era bem equilibrada, e todas as faculdades de seu ser estavam em harmonia. Mas a queda e seus efeitos perverteram esses dons. O pecado desfigurou e quase destruiu a imagem de Deus no homem. Foi para restaurá-la que o plano da salvação foi concebido, e se concedeu ao homem um tempo de graça. Levá-lo novamente à perfeição em que ele foi criado no princípio é o grande objetivo da vida. Esse objetivo constitui a base de todos os outros’ (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 595). Essa restauração só estará completa no novo céu e na nova Terra. No entanto, o processo já começa em nós, agora!”1

“5. Leia Gálatas 4:19. Que importante lição espiritual Paulo enfatizou nesse texto? Que outras preocupações imediatas ele podia ter?”1

meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós;” (Gálatas 4:19 ARA)2.

A restauração espiritual acontece quando Cristo é formado em nosso coração. Para isso, é preciso haver renúncia do egoísmo, do orgulho e do pecado.1

“Em Hebreus 1:3, o próprio Cristo é apresentado como a imagem de Deus, ‘a expressa imagem da Sua pessoa’ (ARC; comparar com Jo 14:9 [‘Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?’]2; 2Co 4:4 [‘nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.’]2; Cl 1:15 [‘Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;’]2). Ele deseja unir-Se conosco para restaurar a imagem de Deus em nós. Se consentirmos, Cristo, a imagem de Deus, pode estar em nós: ‘Cristo em vós, a esperança da glória’ (Cl 1:27).”1

“A experiência final de sermos restaurados à Sua imagem ocorrerá na segunda vinda de Jesus (ver 1Co 15:49 [‘Nós amamos porque ele nos amou primeiro.’]; 1Jo 3:2 [‘Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.’]). Contudo, quando Cristo está em nós, e nós em Cristo, o processo de nossa restauração à imagem de Deus já começa antes de chegarmos ao Céu. Quando isso acontece, passamos a nutrir o anseio de levar as pessoas de nossa comunidade Àquele que pode restaurá-las também.”1

“Embora a obra de restauração já comece agora, por que devemos sempre nos lembrar de que ela só será concluída na segunda vinda de Cristo?”1

Quarta-feira, 29 de junho de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O papel da igreja na comunidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Jul. Ago. Set. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos