A voz profética: parte 2

Lições da Bíblia

“Isaías 58 apresenta uma mensagem profética especial de repreensão e esperança para o povo de Deus, tanto para o tempo de Isaías quanto para nós hoje.”

“6. Após anunciar que estava descontente com Seu povo (ver Is 58:1), que descrição Deus fez daqueles a quem estava Se dirigindo? Is 58:2”1

“1 Clama a plenos pulmões, não te detenhas, ergue a voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó, os seus pecados. 2 Mesmo neste estado, ainda me procuram dia a dia, têm prazer em saber os meus caminhos; como povo que pratica a justiça e não deixa o direito do seu Deus,” (Isaías 58:1-2 ARA)2.

Mesmo vivendo no pecado, o povo aparentava ter prazer em saber os caminhos de Deus, em praticar a justiça e em não deixar o direito divino. Perguntavam pelos direitos da justiça e mostravam prazer em se chegar a Deus.1

“Embora não saibamos exatamente o “tom de voz” expresso nesse texto, fica claro que o Senhor estava condenando as exibições exteriores de piedade e fé que eles faziam, porque sabia que tudo era falso. A tradução da NVI diz o seguinte: ‘Pois dia a dia Me procuram; parecem desejosos de conhecer os Meus caminhos, como se fossem uma nação que faz o que é direito e que não abandonou os mandamentos do seu Deus’ (Is 58:2).”1

“7. Leia Isaías 58:3-14. O que estava errado com o jejum e outras manifestações religiosas? Qual era a questão mais ampla envolvida ali?”1

“3 dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos a nossa alma, e tu não o levas em conta? Eis que, no dia em que jejuais, cuidais dos vossos próprios interesses e exigis que se faça todo o vosso trabalho. 4 Eis que jejuais para contendas e rixas e para ferirdes com punho iníquo; jejuando assim como hoje, não se fará ouvir a vossa voz no alto. 5 Seria este o jejum que escolhi, que o homem um dia aflija a sua alma, incline a sua cabeça como o junco e estenda debaixo de si pano de saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aceitável ao SENHOR? 6 Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo? 7 Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante? 8 Então, romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença, a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda; 9 então, clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o dedo que ameaça, o falar injurioso; 10 se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. 11 O SENHOR te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam. 12 Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e serás chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável. 13 Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, 14 então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse.” (Isaías 58 3-14 ARA)2.

Eles jejuavam e afligiam a alma ao mesmo tempo em que pensavam nos próprios interesses e oprimiam seus empregados. O jejum era ocasião para contenda, violência, injustiça social, mesquinhez, hipocrisia e egoísmo. Esse tipo de jejum trazia escuridão espiritual, doença e maldição. Além disso, estava associado à profanação do sábado, que resultava em ruína da nação.1

“Note algo crucial: muitas vezes, a adoração e nossas orações podem ser egoístas, do tipo: “Senhor, faça isso para mim, faça aquilo para mim.” É claro que há tempo e lugar para buscar o Senhor por causa de nossas necessidades pessoais; mas o que o Senhor disse ali é que a verdadeira adoração inclui a atenção às necessidades do “faminto”, dos “oprimidos” e “pobres”. Porém, é surpreendente que esse ministério em favor dos outros abençoa não só os que recebem ajuda, mas também os que a oferecem. Leia o que esses versos dizem sobre o que acontece aos que vão em busca dos necessitados e os ajudam. Ao servir e doar aos outros, nós mesmos somos abençoados. Quem, em algum momento, já não experimentou, em certa medida, a realidade dessas promessas de Deus? Quem já não viu a alegria, a satisfação e a esperança experimentadas pelos que ajudam os que não podem ajudar a si mesmos? É difícil imaginar um modo melhor de refletir ao mundo o caráter de Cristo.”1

Leia Atos 20:35 [‘Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber.’]2. Você já experimentou a realidade dessas palavras em seu ministério em favor dos outros?

Quarta-feira, 14 de julho de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
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1 LIÇÕES da escola sabatina. O papel da igreja na comunidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Jul. Ago. Set. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

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