Cultivando o campo espiritual
Lições da Bíblia
Quarta-feira, 27 de julho de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
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1 LIÇÕES da escola sabatina. O papel da igreja na comunidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Jul. Ago. Set. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
“5. Leia João 4:35-38. Quais são os passos necessários
para alcançar as pessoas?”1
“35 Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa. 36 O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro. 37 Pois, no caso, é verdadeiro o ditado: Um é o semeador, e outro é o ceifeiro. 38 Eu vos enviei para ceifar o que não semeastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.” (João 4:35-38 ARA)2.
“Buscar sabedoria para trabalhar no campo espiritual, de
acordo com seus dons; preparar o solo; semear a Palavra e regar a terra; orar
para que o Sol da Justiça desenvolva o fruto e trabalhar para colhê-los. Cada
pessoa é alcançada por meio do esforço de diversos
trabalhadores.”1
“Otrabalho de um agricultor é um bom exemplo das diversas
etapas do desenvolvimento espiritual. Outros tipos de atividades agrícolas
precisam ser realizadas antes de uma colheita farta (Mt 9:35-38). Não são
necessários somente ceifeiros na seara do Senhor. Você pode imaginar um
agricultor, na época da colheita, dizendo a seus trabalhadores: ‘A época da
colheita está chegando, por isso precisamos começar a plantar as sementes’? A
colheita só ocorre depois que o agricultor se empenhou em cultivar a terra
durante um longo período.”1
“6. A agricultura inclui a preparação do solo, pois nem
todo solo é originalmente bom. (Leia Mateus
13:3-9.) O que sua igreja pode fazer em sua comunidade para
amolecer o ‘solo duro’ e remover ‘rochas’ e ‘espinhos’?”1
“3 E de muitas coisas lhes falou por
parábolas e dizia: Eis que o semeador saiu a semear. 4 E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves,
a comeram. 5 Outra parte caiu em solo rochoso, onde a
terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. 6 Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz,
secou-se. 7 Outra caiu entre os espinhos, e os
espinhos cresceram e a sufocaram. 8 Outra, enfim,
caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um. 9
Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça.” (Mateus 13:3-9
ARA)2.
“Analisar os diferentes tipos de solo, por meio de
pesquisas e amizade; definição das necessidades da população e ações para
atendê-las; plantio da semente, por meio de diferentes estratégias, que
resultarão na colheita de pessoas.”1
“Alguns trabalhadores fizeram o árduo trabalho agrícola antes
da colheita, e outros colhem os benefícios do seu esforço. Às vezes as
estratégias evangelísticas têm enfatizado mais a colheita do que o trabalho
preparatório. Não é assim que deve ocorrer. O solo precisa ser preparado muito
antes que o evangelista venha e comece a pregar, com a esperança de colher
frutos.”1
“Devemos olhar para o trabalho agrícola como um processo:
analisar o solo, preparar e arar a terra, plantar, irrigar, fertilizar, combater
as pragas, esperar, colher e preservar a colheita.”1
“Colher é apenas uma parte do processo. Na igreja, o processo
de ‘agricultura’ poderia incluir atividades de análise do solo, como pesquisas
de avaliação das necessidades da comunidade, análise das características da
população e entrevistas com líderes comunitários. Pode haver atividades de
preparação e cultivo da terra, como atendimento às necessidades da comunidade
que foram reveladas pela avaliação; atividades de plantio de sementes, como
seminários, estudos bíblicos e pequenos grupos; e oração pela chuva do Espírito
Santo. Poucas pessoas são ganhas para Cristo participando de apenas uma
atividade. Precisamos nutri-las num processo de múltiplas participações em
atividades evangelísticas, aumentando assim a probabilidade de que elas estejam
prontas para a colheita. Se confiarmos em eventos esporádicos, é improvável que
as novas plantas sobrevivam até a colheita.”1
“Que papel você exerce agora nesse processo de conquistar
pessoas para Deus? Acha que deveria desempenhar um papel
diferente?”1
Quarta-feira, 27 de julho de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
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1 LIÇÕES da escola sabatina. O papel da igreja na comunidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Jul. Ago. Set. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
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