Justiça e misericórdia no Antigo Testamento: parte 1 - Estudo adicional

Lições da Bíblia

Assista em vídeo a discussão do tema da semana.


Estudo adicional

“Leia, de Ellen G. White, ‘Israel Recebe a Lei’ e ‘O Cuidado de Deus para com os Pobres’, emPatriarcas e Profetas, p. 307-314; 530-536.”1

“Os conceitos de justiça e misericórdia são vistos ao longo de todo o Antigo Testamento. Examine, por exemplo,Deuteronômio 24:10-22.”1

“10 Se emprestares alguma coisa ao teu próximo, não entrarás em sua casa para lhe tirar o penhor. 11 Ficarás do lado de fora, e o homem, a quem emprestaste, aí te trará o penhor. 12 Porém, se for homem pobre, não usarás de noite o seu penhor; 13 em se pondo o sol, restituir-lhe-ás, sem falta, o penhor para que durma no seu manto e te abençoe; isto te será justiça diante do SENHOR, teu Deus. 14 Não oprimirás o jornaleiro pobre e necessitado, seja ele teu irmão ou estrangeiro que está na tua terra e na tua cidade. 15 No seu dia, lhe darás o seu salário, antes do pôr-do-sol, porquanto é pobre, e disso depende a sua vida; para que não clame contra ti ao SENHOR, e haja em ti pecado. 16 Os pais não serão mortos em lugar dos filhos, nem os filhos, em lugar dos pais; cada qual será morto pelo seu pecado. 17 Não perverterás o direito do estrangeiro e do órfão; nem tomarás em penhor a roupa da viúva. 18 Lembrar-te-ás de que foste escravo no Egito e de que o SENHOR te livrou dali; pelo que te ordeno que faças isso. 19 Quando, no teu campo, segares a messe e, nele, esqueceres um feixe de espigas, não voltarás a tomá-lo; para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva será; para que o SENHOR, teu Deus, te abençoe em toda obra das tuas mãos. 20 Quando sacudires a tua oliveira, não voltarás a colher o fruto dos ramos; para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva será. 21 Quando vindimares a tua vinha, não tornarás a rebuscá-la; para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva será o restante. 22 Lembrar-te-ás de que foste escravo na terra do Egito; pelo que te ordeno que faças isso.” (Deuteronômio 24:10-22 ARA)2.

“Esses conceitos eram muito importantes para ser deixados totalmente por conta das noções das pessoas sobre justiça e benevolência. O Senhor fez com que eles se recordassem do que tinham sido no passado, quando certamente estiveram entre os menos afortunados. ‘Lembrem-se de que vocês foram escravos no Egito; por isso lhes ordeno que façam tudo isso’ (Dt 24:22,NVI). Precisamos sempre nos lembrar da graça e do favor imerecido que Deus nos concedeu. Assim, com a riqueza e a plenitude do que temos em Cristo (Ef 3:19; Cl 2:10), precisamos estar prontos a servir e a ajudar aqueles que precisam de nosso serviço e de nossa ajuda.”1

Perguntas para reflexão

“1. De que maneira a ordem do quarto mandamento para que os servos descansem no sábado revela a ideia da igualdade de todos os seres humanos perante Deus? Como a universalidade do que Cristo fez na cruz revela, de maneira ainda maior, a igualdade de todos os seres humanos diante de Deus?”1
“2. ‘Descubram qual é a necessidade dos pobres e sofredores, e então, com amor e bondade, ajudem essas pessoas a ter coragem, esperança e confiança, compartilhando com elas as boas coisas que Deus deu a vocês’ (Ellen G. White, emPacific Union Recorder, 21 de julho de 1904). Como fazer isso? Como compartilhar o que Cristo nos concedeu, mas de maneira palpável, ajudando verdadeiramente os necessitados?”1

Sexta-feira, 15 de julho de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O papel da igreja na comunidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Jul. Ago. Set. 2016. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos