Preocupações universais
Lições da Bíblia
“3. Leia Gênesis 2:1-3. O que essa passagem nos diz
sobre a universalidade do sábado?”1
“1 Assim, pois, foram acabados os céus e a
terra e todo o seu exército. 2 E, havendo
Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda
a sua obra que tinha feito. 3 E
abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra
que, como Criador, fizera.” (Gênesis 2:1-3 ARA)2.
“O sábado é um memorial da criação da Terra e de todos os
seres vivos. Deus descansou nesse dia, o abençoou e o santificou, para que nele
todas as criaturas também descansem nas Suas bênçãos e na Sua santidade, e
compartilhem esses benefícios com os que sofrem por falta desse descanso em
Deus.”1
“Se observarmos verdadeiramente o sábado, não nos contentaremos
apenas com nosso próprio descanso (Êx 23:12), redenção (Dt 5:12-15) e
restauração final na nova Terra (Is 66:22, 23), mas ajudaremos outras pessoas a
encontrarem o descanso em Deus. Na verdade, o sábado nos diz que Deus é o
Criador de todos os que vivem na Terra, Aquele que provê descanso para todos
eles. A universalidade do descanso do sábado implica que todos nós, ricos ou
pobres, temos algo em comum. A paternidade comum de Deus significa uma igualdade
e um interesse comum entre todos os seres humanos.”1
“Além disso, como vimos ontem, o interesse pela justiça social
se estende dos sábados semanais para os anos sabáticos e ao ano do jubileu. Os
princípios por trás dos três sábados apresentados em Levítico 23 e 25 se
estendem também para os cristãos. O sábado apontará perpetuamente para o
passado, para a criação, para a cruz, bem como para o futuro e a nova Terra. Ele
fortalecerá nosso relacionamento com nosso compassivo Criador e Salvador,
levando-nos assim para mais perto daqueles que Ele ama profundamente – pessoas
que têm necessidades profundas, que são pobres ou estão sofrendo.”1
“Note que, embora o ano sabático e o ano do jubileu ilustrem
princípios eternos, isso não significa que devamos observar literalmente essas
festas hoje em dia. Não devemos. Diferentemente do sábado semanal, instituído na
criação, no mundo anterior à queda, o ano sabático e o ano do jubileu estão
entre os sábados cerimoniais que eram ‘sombra das coisas que
haviam de vir’ (Cl 2:16, 17) e que apontavam para o futuro, para o
ministério e o sacrifício de Jesus, e que terminariam com Sua morte na cruz.
Esses sábados apontam para um princípio relacionado à maneira pela qual devemos
tratar os outros, especialmente os necessitados. Como um povo redimido, Israel
tinha a obrigação de ser uma luz para o mundo, mostrando aos outros a
misericórdia de Deus sem parcialidade. Com ações de graças, deviam representar o
caráter de Deus àqueles que não O conheciam.”1
“Leia Amós 8:4-7 [‘4 Ouvi
isto, vós que tendes gana contra o necessitado e destruís os miseráveis da
terra, 5 dizendo: Quando passará a Festa da Lua Nova,
para vendermos os cereais? E o sábado, para abrirmos os celeiros de trigo,
diminuindo o efa, e aumentando o siclo, e procedendo dolosamente com balanças
enganadoras, 6 para comprarmos os pobres por dinheiro
e os necessitados por um par de sandálias e vendermos o refugo do trigo?
7 Jurou o SENHOR pela glória de Jacó: Eu não me esquecerei
de todas as suas obras, para sempre!’]. O que estava acontecendo ali?
Somos culpados de fazer a mesma coisa com os outros? De acordo com o contexto, o
que significam as palavras: “Eu não Me esquecerei de todas as suas obras, para
sempre”?”1
Segunda-feira, 11 de julho de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em
áudio da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso
Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O papel da igreja na comunidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Jul. Ago. Set. 2016. Adulto, Professor.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O papel da igreja na comunidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Jul. Ago. Set. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução
João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri:
Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
Comentários
Postar um comentário
Escreva a sua opinião sobre o tema.