Outro tipo de Consolador

Lições da Bíblia

“6. ‘Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações’ (2Co 1:3, 4, NVI). Como nosso sofrimento nos ajuda a ser mais eficientes em mostrar compaixão e prover conforto aos que nos cercam? Você já experimentou a realidade dessas palavras em sua vida?”1

Deus sofreu por causa do pecado e sente nosso sofrimento. Quando sofremos, temos maior capacidade de compreender o sofrimento dos outros e oferecer ajuda e consolo.1

“Apalavra conforto vem do latim com (junto, com) efortis (forte). Assim como Cristo nos fortalece em nosso sofrimento, podemos passar essa força a outros. Como aprendemos com nossas próprias tristezas, podemos ministrar mais eficientemente aos outros nas suas aflições.”1

“As igrejas geralmente têm pessoas que sofrem e pessoas que confortam. Essa combinação pode transformar sua igreja numa ‘casa segura’, isto é, uma ‘cidade de refúgio’ (Nm 35), bem como um rio de cura (Ez 47:1-12) que flui para a comunidade.”1

“Demonstrar empatia e prover conforto é uma arte. Aqui estão algumas sugestões:
A. Seja autêntico. Ouça mais e fale menos. Esteja seguro de que sua linguagem corporal reforce sua tentativa de mostrar compaixão e consolar.
B. Demonstre compaixão segundo sua personalidade. Algumas pessoas oferecem solidariedade chorando silenciosamente com a pessoa aflita. Outras não choram, mas mostram empatia organizando algo que é um conforto para o sofredor.
C. A presença é, muitas vezes, mais importante do que falar ou fazer algo.
D. Permita que as pessoas sofram do seu próprio jeito.
E. Procure conhecer os estágios da dor pelos quais, com frequência, as pessoas passam.
F. Tenha cuidado para não dizer: ‘Sei como você se sente.’ Provavelmente você não sabe.
G. Abra espaço para o aconselhamento profissional.
H. Não diga: ‘Vou orar por você’ a menos que você realmente pretenda fazer isso. Quando possível, ore pela pessoa que está sofrendo, faça-lhe uma visita sem pressa e compartilhe com ela promessas bíblicas encorajadoras.
I. Organize grupos de apoio em sua igreja ou em sua comunidade.”1

Quinta-feira, 18 de agosto de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O papel da igreja na comunidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Jul. Ago. Set. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos