A lançadeira do tecelão

Lições da Bíblia

“Imagine a seguinte conversa. Duas pessoas estão lamentando o destino de toda a humanidade: a morte. Isto é, não importa quanto sua vida seja boa, nem suas conquistas, é certo que tudo vai terminar na sepultura.”1

“‘Sim’, Matusalém queixa-se para o amigo. ‘Vivemos até 800, 900 anos e então morremos. O que são 800 ou 900 anos em comparação com a eternidade?’ (Veja Gn 5).”1
“Embora seja difícil imaginar como seria viver centenas de anos (Matusalém tinha 187 anos quando seu filho Lameque nasceu, e Matusalém viveu 782 anos depois disso), até mesmo os antediluvianos, ao se depararem com a realidade da morte, devem ter se queixado do que para eles parecia a ‘brevidade da vida’.”1

“5. Leia Jó 7:1-11. Qual foi a queixa de Jó? Veja também Sl 39:5, 11Tg 4:14. Preencha as lacunas:”1

“1 Não é penosa a vida do homem sobre a terra? Não são os seus dias como os de um jornaleiro? 2 Como o escravo que suspira pela sombra e como o jornaleiro que espera pela sua paga, 3 assim me deram por herança meses de desengano e noites de aflição me proporcionaram. 4 Ao deitar-me, digo: quando me levantarei? Mas comprida é a noite, e farto-me de me revolver na cama, até à alva. 5 A minha carne está vestida de vermes e de crostas terrosas; a minha pele se encrosta e de novo supura. 6 Os meus dias são mais velozes do que a lançadeira do tecelão e se findam sem esperança. 7 Lembra-te de que a minha vida é um sopro; os meus olhos não tornarão a ver o bem. 8 Os olhos dos que agora me vêem não me verão mais; os teus olhos me procurarão, mas já não serei. 9 Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura jamais tornará a subir. 10 Nunca mais tornará à sua casa, nem o lugar onde habita o conhecerá jamais. 11 Por isso, não reprimirei a boca, falarei na angústia do meu espírito, queixar-me-ei na amargura da minha alma. (Jò 7:1-11 ARA)2.

Deste aos meus dias o comprimento de alguns palmos; à tua presença, o prazo da minha vida é nada. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é pura vaidade.” (Salmo 39:5 ARA)2.

Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.” (Tiago 4:14 ARA)2.

se queixou da brevidade da vida.

“Vimos que Jó buscava o descanso e o alívio que viria com a morte. Então ele lamentou porque a vida passa muito rapidamente. Basicamente, ele disse que a vida é difícil, repleta de fadiga e sofrimento, e então nós morremos. Eis um dilema que muitas vezes enfrentamos: nós nos queixamos de como a vida é veloz e passageira, mesmo quando ela pode ser triste e miserável.”1

“Uma adventista do sétimo dia escreveu um artigo sobre sua luta contra a depressão e até pensamentos suicidas. Mas ela escreveu: ‘A pior parte foi: eu era uma adventista observadora do estilo de vida que comprovadamente me ajudaria a viver ‘seis anos a mais’. Aquilo não fazia sentido. É claro que em momentos de dor e sofrimento, muitas coisas parecem não fazer sentido. Às vezes, em meio à nossa dor, a razão e a racionalidade ficam à margem, e tudo o que conhecemos é nossa dor e nosso medo, e não vemos esperança alguma. Mesmo Jó, que realmente sabia que Seu redentor vivia (Jó 19:25), clamou em seu desespero e desalento: ‘Lembra-Te de que a minha vida é um sopro; os meus olhos não tornarão a ver o bem’ (Jó 7:7). Jó, para quem a perspectiva da morte parecia então mais próxima do que nunca, ainda se queixou da brevidade da existência, não importando o quanto sua condição fosse miserável naquele momento.”1

“Como o conhecimento da queda no pecado, da morte e da promessa da ressurreição deveria lhe ajudar a colocar na perspectiva correta toda a questão da brevidade da vida?”1

Quarta-feira, 26 de outubro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O livro de Jó. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 486, Out. Nov. Dez. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Nota: As ofertas apresentadas em forma de anúncios junto de nossas publicações são de responsabilidade da plataforma de hospedagem deste blog. Isso ocorre por termos optado pela modalidade de hospedagem gratuita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos