Conflito cósmico

Lições da Bíblia

“O livro de Jó começa na Terra, em um lugar de paz e tranquilidade. No entanto, no sexto verso do primeiro capítulo há uma mudança de local. A cena muda instantaneamente para outra dimensão da realidade, uma dimensão completamente diferente, que não é vista pelos seres humanos a não ser por meio da revelação divina. E, curiosamente, essa outra dimensão da realidade (o Céu) não parece ser tão tranquila e pacífica como as coisas na Terra, pelo menos nessa primeira descrição.”1

“3. Leia Jó 1:6-12. Em contraste com a boa circunstância de Jó descrita nos primeiros versos do livro, o que acontece para mudar a situação? Analise as alternativas e marque a opção correta:”1

“6 Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. 7 Então, perguntou o SENHOR a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela. 8 Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. 9 Então, respondeu Satanás ao SENHOR: Porventura, Jó debalde teme a Deus? 10 Acaso, não o cercaste com sebe, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra. 11 Estende, porém, a mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. 12 Disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.” (Jó 1:6-12 ARA)2.

I. Satanás vagueia pela Terra e começa a analisar a vida de Jó.
II. Satanás entra na presença de Deus e questiona a integridade de Jó.
III. Satanás concorda com Deus a respeito da integridade de Jó.
IV. Satanás entra na presença de Deus e propõe um teste na vida de Jó.
A. ( ) As alternativas II e IV estão corretas.
B. ( ) As alternativas I e III estão corretas.
C. ( ) A alternativa IV está correta.
D. ( ) Todas as alternativas estão corretas.

Resposta:  A

“Há muito o que analisar nesses poucos versos. Eles revelam um conflito cósmico. Não vemos nessa passagem uma conversa calma, pacífica e tranquila. Humanamente falando, Deus falou de Jó com um ‘sentimento de orgulho’, como um pai que tem orgulho de seu filho. Satanás, em contrapartida, zombou do que o Senhor disse a respeito de Jó. ‘Será que Jó não tem razões para temer a Deus?’, respondeu Satanás’ (Jó 1:9, NVI). Quase podemos ouvir um sarcasmo, um tom de zombaria no que Satanás disse ao Senhor.”1

“Embora o texto não afirme explicitamente que esse confronto tenha ocorrido no Céu, certamente foi ali que aconteceu. Portanto, diante de Deus e de outros ‘filhos de Deus’ no Céu, estava aquele ser criado, um anjo caído que O desafiava face a face. É difícil imaginar alguém falando com um líder terrestre daquela maneira, mas nesse trecho vemos um ser falando assim com o próprio Deus! Como isso pôde acontecer?”1

“A resposta se encontra num tema que surge de variadas formas em toda a Bíblia: o grande conflito. Ele nos oferece um modelo poderoso que nos ajuda a compreender toda a Bíblia, bem como sua explicação da triste história do pecado e sofrimento na Terra. Também nos ajuda a compreender mais o que Jesus realizou por nós na cruz para resolver o problema do pecado e do sofrimento.”1

Segunda-feira, 03 de outubro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O papel da igreja na comunidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Jul. Ago. Set. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Nota: As ofertas apresentadas em forma de anúncios junto de nossas publicações são de responsabilidade da plataforma hospedagem deste blog. Isso ocorre por termos optado pela modalidade de hospedagem gratuita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos