Jó, servo de Deus

Lições da Bíblia

“1. Leia Jó 1. Concentre-se especificamente nas acusações de Satanás contra Jó. O que está implícito em seus ataques? No fim das contas, a quem Satanás realmente estava acusando? Assinale a(s) alternativa(s) correta(s):”1

1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal. 2 Nasceram-lhe sete filhos e três filhas. 3 Possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas; era também mui numeroso o pessoal ao seu serviço, de maneira que este homem era o maior de todos os do Oriente. 4 Seus filhos iam às casas uns dos outros e faziam banquetes, cada um por sua vez, e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. 5 Decorrido o turno de dias de seus banquetes, chamava Jó a seus filhos e os santificava; levantava-se de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração. Assim o fazia Jó continuamente. 6 Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. 7 Então, perguntou o SENHOR a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela. 8 Perguntou ainda o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal. 9 Então, respondeu Satanás ao SENHOR: Porventura, Jó debalde teme a Deus? 10 Acaso, não o cercaste com sebe, a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e os seus bens se multiplicaram na terra. 11 Estende, porém, a mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. 12 Disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR. 13 Sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa do irmão primogênito, 14 que veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles; 15 de repente, deram sobre eles os sabeus, e os levaram, e mataram aos servos a fio de espada; só eu escapei, para trazer-te a nova. 16 Falava este ainda quando veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu; só eu escapei, para trazer-te a nova. 17 Falava este ainda quando veio outro e disse: Dividiram-se os caldeus em três bandos, deram sobre os camelos, os levaram e mataram aos servos a fio de espada; só eu escapei, para trazer-te a nova. 18 Também este falava ainda quando veio outro e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa do irmão primogênito, 19 eis que se levantou grande vento do lado do deserto e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre eles, e morreram; só eu escapei, para trazer-te a nova. 20 Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou; 21 e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR! 22 Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.” (Jó 1 ARA)2.

“A. (   ) Satanás acusou Jó de servir a Deus por interesse.
B. (   ) Satanás se vangloriou de suas tentações, mas elogiou a fé que o patriarca tinha.
C. (   ) Satanás acusou Deus de ser tirano, pois não seria possível servi-Lo por amor.
D. (   ) Satanás reconheceu que Jó servia a Deus por amor incondicional.”1

Resposta: alternativa A

“‘Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que todos os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra’ (Jó 1:10, NVI). O livro de Jó começa fazendo referência não apenas à justiça de Jó e ao seu bom caráter, mas também às suas bênçãos materiais e sua família próspera. Especificamente, essas eram as coisas que ajudavam Jó a ser reverenciado como ‘o mais poderoso de todos os homens do oriente’ (Jó 1:3, tradução livre). E essas também eram as coisas específicas que Satanás ‘jogou na face’ de Deus, ao dizer basicamente o seguinte: ‘Jó só Te serve porque Tu fazes tudo isso por ele.’”1

“O que, então, está implícito na acusação de Satanás, quando ele diz que, se o Senhor tirasse de Jó todas essas coisas, ele certamente amaldiçoaria Deus na Sua face? (Jó 1:11). Na verdade, esse foi um ataque contra o próprio Criador. Seja como for, essa é a essência do grande conflito. Se Deus fosse tão maravilhoso e bondoso assim, Jó obedeceria, temeria e adoraria o Senhor somente por amor e apreço. Afinal de contas, quem não amaria um Deus que fizesse tanto por ele? Em certo sentido, Satanás estava dizendo que tudo o que Deus fez foi apenas subornar Jó para que Lhe fosse fiel. Por isso, Satanás afirmou que Jó não servia a Deus por amor, mas por motivos egoístas.”1

“Pense em governantes e líderes políticos indecentes e detestáveis, que têm amigos fiéis até a morte simplesmente porque esses poderosos foram bons para com eles. Se Deus fosse, de fato, bondoso, amoroso e cuidadoso como O descreviam, então, mesmo que Jó perdesse todas as coisas boas que possuía, ele ainda serviria ao Senhor. No entanto, ao afirmar que Jó não permaneceria fiel, Satanás insinuou que até mesmo Jó não confiava plenamente em Deus, e que ele era fiel apenas por causa das coisas que Deus lhe havia concedido. Ou seja, no fim, de acordo com Satanás, Jó continuaria sendo leal a Deus somente se isso fosse um bom negócio para ele.”1

“Por que você serve ao Senhor? Vamos supor que seus motivos não sejam puros. Se você tivesse que esperar até que eles se tornassem puros, o que poderia acontecer com você e com sua fé?”1

Domingo, 09 de outubro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O papel da igreja na comunidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Jul. Ago. Set. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
Nota: As ofertas apresentadas em forma de anúncios junto de nossas publicações são de responsabilidade da plataforma de hospedagem deste blog. Isso ocorre por termos optado pela modalidade de hospedagem gratuita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos