“Mah Enosh?” (Que é o homem?)

Lições da Bíblia

“Mais uma vez, devemos nos colocar no lugar de Jó. Ele deve ter pensado: ‘Por que Deus está fazendo isso comigo’, ou ‘Por que Ele está permitindo que tudo isso aconteça comigo?’ Jó não enxergava o quadro completo. Como ele poderia enxergar? Ele sabia apenas o que havia acontecido ao seu redor e com ele, e não compreendia por que isso ocorria.”1

“Quem já não esteve numa situação semelhante?”1
“6. Leia Jó 7:17-21. O que Jó declarou? Que perguntas ele fez? Considerando a situação dele, por que essas perguntas fazem tanto sentido?”1

“17 Que é o homem, para que tanto o estimes, e ponhas nele o teu cuidado, 18 e cada manhã o visites, e cada momento o ponhas à prova? 19 Até quando não apartarás de mim a tua vista? Até quando não me darás tempo de engolir a minha saliva? 20 Se pequei, que mal te fiz a ti, ó Espreitador dos homens? Por que fizeste de mim um alvo para ti, para que a mim mesmo me seja pesado? 21 Por que não perdoas a minha transgressão e não tiras a minha iniqüidade? Pois agora me deitarei no pó; e, se me buscas, já não serei.” (Jó 7:17-21 ARA)2.

Não dava para entender por que o mesmo Deus que estima o homem e cuida dele, aparentemente também provocasse sofrimentos ao ser humano, ou permitisse que o mal acontecesse, sem dar explicações sobre isso e sem oferecer esperança de salvação e de perdão.

“Alguns estudiosos têm argumentado que Jó estivesse zombando de Salmos 8:4-6 (NVI), que diz: ‘Que é o homem, para que com ele Te importes? E o filho do homem, para que com ele Te preocupes? Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra. Tu o fizeste dominar sobre as obras das Tuas mãos; sob os seus pés tudo puseste’ (veja também Sl 144:3, 4). O problema, no entanto, é que o livro de Jó foi escrito muito antes de Salmos. Nesse caso, então, talvez o salmista tenha escrito em resposta ao lamento de Jó.”1

“De qualquer forma, a pergunta Mah enosh? (‘Que é o homem?’) é uma das mais importantes que poderíamos fazer. Quem somos nós? Por que estamos aqui? Qual é o significado e o propósito de nossa vida? No caso de Jó, por acreditar que Deus o houvesse escolhido como ‘alvo’, ele se perguntava por que o Senhor Se dava ao trabalho de olhar para ele. Se Deus é tão grande e Sua criação é tão vasta, por que Ele deveria lidar com Jó? Afinal de contas, por que Deus Se dá ao trabalho de olhar para nós?”1

“7. Leia João 3:16 e 1 João 3:1. Por que Deus Se relaciona com a humanidade? Marque a única opção correta:”1

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 ARA).
Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.” (1 João 3:1 ARA)2.

A. (   ) Porque quer puni-la.
C. (   ) Por piedade.
B. (   ) Porque quer tirar proveito dela.
D. (   ) Por amor.

Resposta: Alternativa D

“‘Ao considerar a altura, profundidade e largura do amor do Pai para com a humanidade a perecer, João se encheu de admiração e reverência. Ele não pôde achar linguagem adequada para expressar esse amor, mas convidou o mundo a contemplá-lo: ‘Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus’ (1 Jo 3:1). Que valor isso coloca sobre o homem! Pela transgressão, os filhos dos homens se tornaram súditos de Satanás. Através do sacrifício infinito de Cristo e da fé em Seu nome, os filhos de Adão se tornam filhos de Deus. Por assumir a natureza humana, Cristo eleva a humanidade’ (Ellen G. White,Testemunhos para a Igreja, v. 4, p. 563).”1

Quinta-feira, 27 de outubro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O livro de Jó. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 486, Out. Nov. Dez. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Nota: As ofertas apresentadas em forma de anúncios junto de nossas publicações são de responsabilidade da plataforma de hospedagem deste blog. Isso ocorre por termos optado pela modalidade de hospedagem gratuita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos