O dilema

Lições da Bíblia

“5. Qual era a questão com a qual Jó lutava? Que pergunta ele não fez? Jó 6:4-8; Jó 9:1-12”1

“4 Porque as flechas do Todo-Poderoso estão em mim cravadas, e o meu espírito sorve o veneno delas; os terrores de Deus se arregimentam contra mim. 5 Zurrará o jumento montês junto à relva? Ou mugirá o boi junto à sua forragem? 6 Comer-se-á sem sal o que é insípido? Ou haverá sabor na clara do ovo? 7 Aquilo que a minha alma recusava tocar, isso é agora a minha comida repugnante. 8 Quem dera que se cumprisse o meu pedido, e que Deus me concedesse o que anelo!” (Jó 6:4-8 ARA)2.

“1 Então, Jó respondeu e disse: 2 Na verdade, sei que assim é; porque, como pode o homem ser justo para com Deus? 3 Se quiser contender com ele, nem a uma de mil coisas lhe poderá responder. 4 Ele é sábio de coração e grande em poder; quem porfiou com ele e teve paz? 5 Ele é quem remove os montes, sem que saibam que ele na sua ira os transtorna; 6 quem move a terra para fora do seu lugar, cujas colunas estremecem; 7 quem fala ao sol, e este não sai, e sela as estrelas; 8 quem sozinho estende os céus e anda sobre os altos do mar; 9 quem fez a Ursa, o Órion, o Sete-estrelo e as recâmaras do Sul; 10 quem faz grandes coisas, que se não podem esquadrinhar, e maravilhas tais, que se não podem contar. 11 Eis que ele passa por mim, e não o vejo; segue perante mim, e não o percebo. 12 Eis que arrebata a presa! Quem o pode impedir? Quem lhe dirá: Que fazes?” (Jó 9:1-12 ARA)2.

Se Deus existe e se o Criador é justo, amoroso e poderoso, por que Jó estava sofrendo? O dilema se complicava pela aparente falta de informação de Jó a respeito do grande conflito e da atuação de Satanás. Por isso, todos imaginavam que a aflição humana fosse produzida por Deus em resposta aos pecados específicos de cada pessoa.1

“Como afirmamos no estudo de ontem, a questão da existência de Deus nunca sequer surgiu no livro de Jó. Em vez disso, a pergunta era: por que Jó estava passando por aquelas provações? E, considerando tudo o que havia acontecido com ele, certamente essa era uma pergunta justa, principalmente porque ele acreditava em Deus.”1

“Se, por exemplo, alguém fosse ateu e lhe sobreviessem aflições, a resposta para essa inquietação poderia ser relativamente simples e direta: vivemos em um mundo sem sentido e sem propósito que não dá a mínima importância para nós. Portanto, em meio às cruéis, frias e insensíveis forças da natureza ao nosso redor, às vezes somos vítimas de sofrimentos que não servem a propósito algum. Como eles poderiam servir? Se a própria vida não tem nenhum propósito, os sofrimentos que a acompanham devem também ser insignificantes.”1

“Embora muitos julguem insatisfatória e desanimadora essa resposta, ela certamente faz sentido diante da premissa de que não há Deus. Por outro lado, para alguém como Jó, o dilema era diferente.”1

“6. Leia Jó 10:8-12. Como esse texto nos ajuda a compreender as terríveis perguntas com as quais Jó lutava? Preencha as lacunas:”1

“8 As tuas mãos me plasmaram e me aperfeiçoaram, porém, agora, queres devorar-me. 9 Lembra-te de que me formaste como em barro; e queres, agora, reduzir-me a pó? 10 Porventura, não me derramaste como leite e não me coalhaste como queijo? 11 De pele e carne me vestiste e de ossos e tendões me entreteceste. 12 Vida me concedeste na tua benevolência, e o teu cuidado a mim me guardou.” (Jó 10:8-12 ARA)2.

“Podemos entender a partir deste trecho que estava lutando com a seguinte pergunta: Por que Deus estava permitindo que ele passasse por tudo aquilo?”1

“Sim, a interrogação com a qual Jó lutava é a mesma com que muitos crentes lutaram e ainda lutam: Se Deus existe, um Deus de bondade e amor, por que o ser humano sofre? Por que até mesmo as ‘boas’ pessoas como Jó enfrentam calamidades e provações que, muitas vezes, parecem não servir para nada? Volto a dizer: Se não houvesse Deus no Universo, a resposta seria que esse é simplesmente o significado de se viver em um mundo puramente materialista, no qual o ser humano é meramente um subproduto acidental de átomos e moléculas.”1

“Jó sabia que isso não era verdade. Nós também sabemos; por isso, enfrentamos o mesmo dilema.”1
Quarta-feira, 19 de outubro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O livro de Jó. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 486, Out. Nov. Dez. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Nota: As ofertas apresentadas em forma de anúncios junto de nossas publicações são de responsabilidade da plataforma de hospedagem deste blog. Isso ocorre por termos optado pela modalidade de hospedagem gratuita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos