O grande conflito–Estudo Adicional

Lições da Bíblia

Assista em vídeo a discussão do tema da semana.


Estudo adicional

“A ideia de um conflito entre o bem e o mal perdurou pelos milênios, muitas vezes expressada através de mitos. Devido à influência da alta crítica e do racionalismo moderno, muitos cristãos negam a realidade da existência de um diabo literal e de seus anjos maus. O argumento é este: ‘O diabo e os anjos eram apenas símbolos de uma cultura primitiva para designar o mal humano e natural. A partir da nossa perspectiva adventista, é difícil imaginar como a Bíblia poderia fazer sentido sem a crença na realidade do diabo e de seus anjos.’”1

“Um acadêmico evangélico, chamado Gregory Boyd, tem escrito extensivamente sobre a realidade da antiga (mas não eterna) batalha entre Deus e Satanás. Na introdução de seu livro God at War [‘Deus em Guerra’], depois de comentar algumas passagens de Daniel 10, Boyd escreveu: ‘A Bíblia, do início ao fim, pressupõe que existem seres espirituais ‘entre’ Deus e a humanidade, cujo comportamento afeta de maneira significativa a existência humana, para o bem ou para mal. De fato, apenas essa concepção, eu argumento neste livro, está no centro da visão bíblica de mundo’ (Gregory A. Boyd, God at War; Downer’s Grove, Ill.: InterVarsity Press, 1997). E como ele está correto!”1

Perguntas para reflexão

“1. Que outros textos falam de Satanás e de outros poderes demoníacos? O que se perde se esses textos forem interpretados meramente como símbolos do lado sombrio da humanidade?”1
“2. Nicolau Maquiavel, escritor florentino do século dezesseis, disse que era muito melhor para um monarca ser temido por seus súditos do que ser amado por eles. Em contrapartida, Ellen G. White escreveu: ‘Mesmo quando foi decidido que ele não mais poderia permanecer no Céu, a sabedoria infinita não destruiu Satanás. Visto que apenas o serviço por amor pode ser aceito por Deus, a submissão de Suas criaturas deve repousar em uma convicção de Sua justiça e benevolência. Os habitantes do Céu e de outros mundos não estando preparados para compreender a natureza nem as consequências do pecado, não poderiam ter visto então a justiça e misericórdia de Deus com a destruição de Satanás. Houvesse ele sido imediatamente excluído da existência, e teriam servido a Deus antes por temor do que por amor” (O Grande Conflito, p. 498, 499). Por que Deus deseja que O sirvamos por amor e não por medo?”1

Sexta-feira, 07 de outubro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O papel da igreja na comunidade. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 485, Jul. Ago. Set. 2016. Adulto, Professor.


Nota: As ofertas apresentadas em forma de anúncios junto de nossas publicações são de responsabilidade da plataforma de hospedagem deste blog. Isso ocorre por termos optado pela modalidade de hospedagem gratuita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos