Arrependendo-se no pó e na cinza

Lições da Bíblia

“8. Leia Jó 40:1-4 e Jó 42:1-6. Qual foi a resposta de Jó diante da revelação do próprio Deus? Assinale a alternativa correta:”1

“1 Disse mais o SENHOR a Jó: 2 Acaso, quem usa de censuras contenderá com o Todo-Poderoso? Quem assim argúi a Deus que responda.  3 Então, Jó respondeu ao SENHOR e disse: 4 Sou indigno; que te responderia eu? Ponho a mão na minha boca.” (Jó 40:1-4 ARA)2.
“1 Então, respondeu Jó ao SENHOR: 2 Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. 3 Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. 4 Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. 5 Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. 6 Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.” (Jó 42:1-2 ARA)2.
  • A. (   ) Jó retrucou ao Senhor e exigiu respostas.
  • B. (   ) Jó se arrependeu de suas perguntas e se humilhou diante da sabedoria de Deus.
  • C. (   ) Jó ficou mudo e não disse uma palavra.
  • D. (   ) Jó agradeceu a Deus por tudo o que havia passado.
Resposta: Alternativa B.

“Jó ficou desconcertado com o que Deus tinha lhe mostrado. Na verdade, no capítulo 42:3, ao dizer: ‘Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho?’, Jó estava simplesmente repetindo a primeira pergunta que Deus havia lhe feito. Mas Jó então soube a resposta: foi ele próprio que falou sobre o que realmente não conhecia.”1

“Note, igualmente, o que Jó disse no capítulo 42:5. Embora ele só tivesse ouvido falar sobre Deus, ele então O via, isto é, tinha uma visão melhor de Deus. Ele começou a enxergar a si mesmo. Foi por isso que Jó reagiu daquela maneira, abominando a si mesmo e se arrependendo no pó e na cinza.”1

“9. Leia Isaías 6:1-5 e Lucas 5:1-8. Qual é a semelhança entre as reações descritas nesses textos e a de Jó? Analise as afirmações e assinale a única alternativa correta. Diante da manifestação da presença de Deus:”1

“1 No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. 2 Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. 3 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. 4 As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. 5 Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos! (Jó 6:1-5 ARA)2.

“1 Aconteceu que, ao apertá-lo a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; 2 e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes. 3 Entrando em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, ensinava do barco as multidões. 4 Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. 5 Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes. 6 Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes. 7 Então, fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique. 8 Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador. (Lucas 5:1-8 ARA)2.
  • A. (   ) Todo ser humano reconhece seu pecado, sua pequenez, insignificância e limitação.
  • B. (   ) Todo ser humano tem o desejo de ser igual a Deus.
  • C. (   ) Todo ser humano aprende a ser como Deus.
  • D. (   ) Tudo permanece do mesmo jeito.
Resposta: Alternativa A.

“Assim como no caso de Isaías e Pedro, um vislumbre da santidade e do poder de Deus foi suficiente para fazer com que Jó se humilhasse com um senso de sua pecaminosidade. Isso acontece porque todos nós somos seres caídos e degradados pelo pecado. Nossa natureza nos leva a um conflito com Deus. Por isso, no fim das contas, ninguém pode se salvar; ninguém pode realizar boas obras o suficiente para merecer o favor de Deus. Por essa razão, todos nós, até mesmo os ‘melhores’ entre nós, precisamos da graça divina. Felizmente, temos tudo isso, e muito mais, em Jesus!”1

“Imagine que você estivesse diante de Deus. Qual seria a sua reação?”1

Quinta-feira, 08 de dezembro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O livro de Jó. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 486, Out. Nov. Dez. 2016. Adulto, Professor.

2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos