Coração e olhos

Lições da Bíblia

“Uma primeira leitura dos textos abaixo poderia sugerir que Jó estivesse se vangloriando, como se ele ostentasse sua santidade, virtude e boa conduta diante das outras pessoas. É exatamente esse tipo de atitude que a Bíblia condena (veja Mt 23). Mas não era isso que Jó estava fazendo. Novamente, é importante lembrar o contexto: os três amigos de Jó lhe disseram que sua vida passada (supostamente muito má) era a causa de seu sofrimento. Entretanto, Jó sabia que isso simplesmente não podia ser verdade e que nenhum de seus atos o fizeram merecer os males que lhe sobrevieram. Portanto, Jó usou a ocasião para relatar a vida que ele havia tido e o tipo de pessoa que ele era.”1

“3. Leia Jó 31:1-23. O que mais Jó diz sobre como ele vivia antes das calamidades?”1

1 Fiz aliança com meus olhos; como, pois, os fixaria eu numa donzela? 2 Que porção, pois, teria eu do Deus lá de cima e que herança, do Todo-Poderoso desde as alturas? 3 Acaso, não é a perdição para o iníquo, e o infortúnio, para os que praticam a maldade? 4 Ou não vê Deus os meus caminhos e não conta todos os meus passos? 5 Se andei com falsidade, e se o meu pé se apressou para o engano 6 (pese-me Deus em balanças fiéis e conhecerá a minha integridade); 7 se os meus passos se desviaram do caminho, e se o meu coração segue os meus olhos, e se às minhas mãos se apegou qualquer mancha, 8 então, semeie eu, e outro coma, e sejam arrancados os renovos do meu campo. 9 Se o meu coração se deixou seduzir por causa de mulher, se andei à espreita à porta do meu próximo, 10 então, moa minha mulher para outro, e outros se encurvem sobre ela. 11 Pois seria isso um crime hediondo, delito à punição de juízes; 12 pois seria fogo que consome até à destruição e desarraigaria toda a minha renda. 13 Se desprezei o direito do meu servo ou da minha serva, quando eles contendiam comigo, 14 então, que faria eu quando Deus se levantasse? E, inquirindo ele a causa, que lhe responderia eu? 15 Aquele que me formou no ventre materno não os fez também a eles? Ou não é o mesmo que nos formou na madre? 16 Se retive o que os pobres desejavam ou fiz desfalecer os olhos da viúva; 17 ou, se sozinho comi o meu bocado, e o órfão dele não participou 18 (Porque desde a minha mocidade cresceu comigo como se eu lhe fora o pai, e desde o ventre da minha mãe fui o guia da viúva.); 19 se a alguém vi perecer por falta de roupa e ao necessitado, por não ter coberta; 20 se os seus lombos não me abençoaram, se ele não se aquentava com a lã dos meus cordeiros; 21 se eu levantei a mão contra o órfão, por me ver apoiado pelos juízes da porta, 22 então, caia a omoplata do meu ombro, e seja arrancado o meu braço da articulação. 23 Porque o castigo de Deus seria para mim um assombro, e eu não poderia enfrentar a sua majestade.” (Jó 31:1-23 ARA)2.

“Note, igualmente, que Jó não estava se referindo apenas às suas ações exteriores. O verso ‘meu coração segue meus olhos’ (Jó 31:7) revela que Jó compreendia o mais profundo significado da santidade, do certo e do errado e da lei de Deus. Parece que Jó sabia que Deus Se preocupa com o coração, com os nossos pensamentos, assim como Se preocupa com nossas ações (veja 1Sm 16:7 [‘Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.’]2; Êx 20:17 [‘Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.’]; Mt 5:28 [‘Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.’]). Jó sabia que era errado cobiçar uma mulher e não apenas cometer adultério com ela. (Que evidência poderosa de que o conhecimento do verdadeiro Deus existia mesmo antes que o Senhor chamasse a nação de Israel para ser Sua testemunha e povo da aliança!).”1

“4. Leia Jó 31:13-15. O que o patriarca disse? Por que essa mensagem é tão fundamental? Assinale a alternativa correta: A mensagem é fundamental porque revela que:”1

“13 Se desprezei o direito do meu servo ou da minha serva, quando eles contendiam comigo, 14 então, que faria eu quando Deus se levantasse? E, inquirindo ele a causa, que lhe responderia eu? 15 Aquele que me formou no ventre materno não os fez também a eles? Ou não é o mesmo que nos formou na madre?

A. (   ) Jó seria confrontado por Deus.
B. (   ) Jó sabia da igualdade de todos os seres humanos diante de Deus.
C. (   ) Jó era justo.
D. (   ) As pessoas reconheciam Jó como justo.

Resposta: Alternativa B.

“Nesse trecho, Jó demonstrou que tinha uma compreensão incrível, especialmente para seu tempo, da igualdade fundamental de todos os seres humanos. O mundo antigo não reconhecia nem seguia os conceitos de direitos e leis universais. Grupos de pessoas se consideravam melhores e superiores a outros e, às vezes, não se importavam em lhes negar a dignidade e os direitos básicos. Aqui, porém, Jó revelou quanto entendia de direitos humanos e que esses direitos se originavam no Deus que nos criou. Em alguns aspectos, Jó estava à frente não só de seu tempo, mas do nosso também!”1

Terça-feira, 20 de dezembro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O livro de Jó. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 486, Out. Nov. Dez. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos