Meu Redentor vive

Lições da Bíblia

“Quando Deus apareceu a Jó no capítulo 38, Ele Se revelou como o Criador que ‘abriu os regos para o aguaceiro’, Aquele que fez um ‘caminho para os relâmpagos dos trovões, para que se faça chover sobre a terra, onde não há ninguém’ (Jó 38:25, 26). Nosso Senhor, porém, não é apenas Criador. Ele também tem outro título e função cruciais.”1

“1. Leia Jó 19:25-27. Qual era a esperança de salvação de Jó? Assinale a alternativa correta:”1

“25 Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. 26 Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. 27 Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro de mim.” (Jó 19:25-27 ARA).

A. (   ) A esperança de Jó era ter sua sorte mudada.
B. (   ) A esperança dele estava em seu Redentor e no fato de que a sepultura não era o fim de tudo.
C. (   ) Jó não tinha esperança, pois não conhecia o Redentor.
D. (   ) A esperança de Jó era um dia compreender todas as coisas.

Resposta: Alternativa B.

“Com esses versos famosos, Jó demonstrou que tinha algum conhecimento do Redentor, uma compreensão de que, embora as pessoas morressem, havia esperança além da sepultura, e essa esperança se encontrava no Redentor, que viria à Terra um dia.”1

“Estas palavras de Jó apontam para a verdade bíblica mais importante e fundamental: Deus é nosso Redentor. Sim, Ele é nosso Criador. Mas neste mundo caído, em que pecadores estão condenados à morte eterna, precisamos de algo mais do que um Criador. Também precisamos de um Redentor. É exatamente isso que nosso Deus é: Criador e Redentor (veja Is 48:13-17). É dEle, nessas duas funções, que obtemos a grande esperança da vida eterna.”1

“2. Leia João 1:1-14. Como João ligou o Jesus Criador ao Jesus Redentor?”1

1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. 4 A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. 5 A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. 6 Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João. 7 Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele. 8 Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz, 9 a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem. 10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. 14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” (João 1:1-14 ARA)2.

“É evidente que em João 1:1 há uma alusão a Gênesis 1:1 (Deus como Criador). E, como se isso não bastasse, as seguintes palavras tornam inseparável o elo entre Jesus como Criador e Redentor: ‘O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dEle [...] Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no Seu nome’ (Jo 1:10-12). Na verdade, somente por ser o Criador, Ele também pode ser o nosso Redentor.”1

“Se tivéssemos apenas um Criador, mas não Redentor, que esperança teríamos? Por que Jesus como Redentor é tão importante para nós?”1

Domingo, 11 de dezembro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O livro de Jó. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 486, Out. Nov. Dez. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos