Pés lavados em leite

Lições da Bíblia

“Enquanto Jó lutava para aceitar a calamidade que lhe sobreviera, pensava em seu passado, em como sua vida tinha sido boa e na maneira pela qual tinha vivido. Ao falar sobre seu passado, Jó afirmou que naquela época ele havia lavado ‘os pés em leite’ (Jó 29:6).”1

“Por exemplo, em Jó 29:2, o patriarca falou sobre o tempo ‘em que Deus [o] guardava’. A palavra hebraica para ‘guardar’ vem de um termo comum usado em todo o Antigo Testamento para se referir ao vigilante cuidado de Deus para com Seu povo (veja Sl 91:11; Nm 6:24). Sem dúvida, Jó tinha uma vida boa. É importante notar que ele reconhecia isso.”1

“2. Leia Jó 29:8-17. Como as outras pessoas viam Jó e como ele tratava os que tinham dificuldades? Analise as afirmações e assinale a única alternativa correta:”1

8 os moços me viam e se retiravam; os idosos se levantavam e se punham em pé; 9 os príncipes reprimiam as suas palavras e punham a mão sobre a boca; 10 a voz dos nobres emudecia, e a sua língua se apegava ao paladar. 11 Ouvindo-me algum ouvido, esse me chamava feliz; vendo-me algum olho, dava testemunho de mim; 12 porque eu livrava os pobres que clamavam e também o órfão que não tinha quem o socorresse. 13 A bênção do que estava a perecer vinha sobre mim, e eu fazia rejubilar-se o coração da viúva. 14 Eu me cobria de justiça, e esta me servia de veste; como manto e turbante era a minha eqüidade. 15 Eu me fazia de olhos para o cego e de pés para o coxo. 16 Dos necessitados era pai e até as causas dos desconhecidos eu examinava. 17 Eu quebrava os queixos do iníquo e dos seus dentes lhe fazia eu cair a vítima.” (Jó 29:8-17 ARA)2.

A. (   ) As pessoas viam Jó com muito respeito e o julgavam feliz, pois ele socorria os pobres e os órfãos.
B. (   ) As pessoas viam Jó com muita inveja, pois ele tinha tudo o que elas queriam ter.
C. (   ) As pessoas viam Jó com muito temor, pois ele fazia justiça com as próprias mãos.

Resposta: Alternativa A.1

“Podemos ver nesse trecho quanto Jó era respeitado. A frase ‘na praça me era dado sentar-me’ (Jó 29:7) transmite a ideia de uma espécie de governo local, do qual Jó, obviamente, fazia parte. Tais ‘assentos’ normalmente eram dados aos membros mais velhos e respeitados da sociedade, e entre esses membros Jó era muito estimado.”1

“Porém, podemos ver que até as pessoas mais humildes da sociedade o amavam e o respeitavam. Os pobres, os que pereciam, os cegos, as viúvas, os órfãos e os coxos – aqueles que não tinham sido abençoados como Jó eram exatamente aqueles a quem Jó ajudava e confortava.”1

“‘Deus dá em Sua Palavra a descrição de um homem próspero, cuja vida foi, na mais exata acepção da palavra, um êxito, um homem que tanto o Céu como a Terra se deleitavam em honrar’ (Ellen G. White, Educação, p. 142).”1

“Passagens como essas e outras que veremos a seguir nos mostram porque Jó tinha sido uma pessoa muito bem-sucedida em todos os aspectos, tanto aos olhos dos homens como aos olhos de Deus.”1

“É fácil ser gentil e respeitoso com os ricos, poderosos e famosos. Como, porém, você trata aqueles que nada têm a lhe oferecer?”1

Segunda-feira, 19 de dezembro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O livro de Jó. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 486, Out. Nov. Dez. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos