Uma casa na rocha

Lições da Bíblia

“5. Leia Jó 31:24-34. O que mais podemos aprender sobre Jó? Analise as afirmações e assinale a(s) alternativa(s) correta(s):”1

“24 Se no ouro pus a minha esperança ou disse ao ouro fino: em ti confio; 25 se me alegrei por serem grandes os meus bens e por ter a minha mão alcançado muito; 26 se olhei para o sol, quando resplandecia, ou para a lua, que caminhava esplendente, 27 e o meu coração se deixou enganar em oculto, e beijos lhes atirei com a mão, 28 também isto seria delito à punição de juízes; pois assim negaria eu ao Deus lá de cima. 29 Se me alegrei da desgraça do que me tem ódio e se exultei quando o mal o atingiu 30 (Também não deixei pecar a minha boca, pedindo com imprecações a sua morte.); 31 se a gente da minha tenda não disse: Ah! Quem haverá aí que não se saciou de carne provida por ele 32 (O estrangeiro não pernoitava na rua; as minhas portas abria ao viandante.)! 33 Se, como Adão, encobri as minhas transgressões, ocultando o meu delito no meu seio; 34 porque eu temia a grande multidão, e o desprezo das famílias me apavorava, de sorte que me calei e não saí da porta.” (Jó 31:24-34 ARA)2.

A. (   ) Jó não colocava sua fé nas riquezas que possuía.
B. (   ) Jó não adorava outros deuses como o sol, a lua e as estrelas.
C. (   ) Jó foi compassivo com o estrangeiro.

Resposta: Alternativa A, B e C.

“Não é de admirar que o Senhor tivesse elogiado a vida e o caráter de Jó. Ele era um homem que vivia sua fé, um homem cujas obras revelavam a realidade de seu relacionamento com Deus. Isso, naturalmente, tornava sua queixa ainda mais amarga: ‘Por que isto está acontecendo comigo?’ E, claro, fazia com que os argumentos de seus amigos se tornassem inúteis e vazios.”1

“Mas há uma mensagem ainda mais profunda e importante que podemos extrair da vida fiel e obediente de Jó. Observe a íntima ligação entre sua vida passada e a maneira pela qual ele reagiu às tragédias que lhe sobrevieram. Não foi por acaso, sorte, nem pura força de vontade que Jó se recusou a amaldiçoar a Deus e morrer (Jó 2:9). Não! Foi porque todos aqueles anos de fidelidade e obediência a Deus concederam-lhe a fé e o caráter que o habilitaram a confiar no Senhor, apesar do que lhe havia acontecido.”1

“6. Leia Mateus 7:22-27 e responda: Por que Jó permaneceu fiel? Complete as lacunas de acordo com o conteúdo do texto:”1

“22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. 24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. 26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; 27 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.” (Mateus 7:22-27 ARA)2.

“Jó foi fiel porque construiu a sua casa sobre a rocha, sendo participante da Palavra de Deus e não apenas ouvinte.”1

“A chave para a grande vitória de Jó estava em todas as vitórias ‘menores’ que ele havia obtido antes (veja também Lc 16:10). Sua adesão à justiça foi tão fiel que ele não estava disposto a fazer concessões – isso fez de Jó o que ele era. Vemos em Jó um exemplo do que o livro de Tiago diz a respeito do papel das obras na vida de fé: ‘Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou’ (Tg 2:22). Que importante princípio de vida cristã é revelado nesse verso! Na história de Jó, vemos esse princípio se manifestando de maneira poderosa. Jó era de carne e osso como todos nós; no entanto, pela graça de Deus e seu próprio esforço diligente ele teve uma vida de fiel obediência a Deus.”1

“Que escolhas você precisa fazer para viver de maneira tão fiel quanto Jó?”1

Quarta-feira, 21 de dezembro de 2016. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O livro de Jó. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 486, Out. Nov. Dez. 2016. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos