O Espírito Santo e a revelação

Lições da Bíblia

“Como Deus Se certifica de que Sua vontade seja fielmente comunicada aos seres humanos caídos? Ele faz isso por meio de duas principais ações relacionadas ao Espírito Santo: revelação e inspiração.”1

“No processo da revelação, nós, seres humanos, dependemos do auxílio de Alguém para nos revelar coisas que, como criaturas caídas, não podemos conhecer por nós mesmos. Isto é, o Espírito Santo nos ensina verdades que precisam ser ditas a nós (veja, por exemplo, Daniel 2:19-23 [‘19 Então, foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; Daniel bendisse o Deus do céu. 20 Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder; 21 é ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes. 22 Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz. 23 A ti, ó Deus de meus pais, eu te rendo graças e te louvo, porque me deste sabedoria e poder; e, agora, me fizeste saber o que te pedimos, porque nos fizeste saber este caso do rei.’]); caso contrário, nunca poderíamos conhecê-las por meios naturais.”1

“A revelação é um processo no qual Deus torna conhecidas aos seres humanos Sua pessoa e Sua vontade. O conceito fundamental associado à palavra ‘revelação’ é desvendar ou descobrir – a manifestação de algo que, de outra maneira, estaria oculto. Precisamos de tal revelação porque, como seres finitos e caídos, separados de Deus por causa do pecado, temos muitas limitações quanto ao que podemos aprender por conta própria. Dependemos de Deus para conhecer Sua vontade. Consequentemente, dependemos de Sua revelação, pois não somos Deus e temos apenas um conhecimento natural e muito limitado da Sua pessoa.”1

“1. Leia 2 Pedro 1:19-21. Qual é a origem da mensagem profética da Bíblia? O que a origem divina da mensagem bíblica nos revela sobre a autoridade da Palavra de Deus?”1

“19 Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, 20 sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; 21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.” (2 Pedro 1:19-21 ARA).

“De acordo com o apóstolo Pedro, a mensagem profética do Antigo Testamento não é de origem humana. Os profetas foram movidos pelo Espírito Santo de tal forma que o conteúdo da mensagem deles veio de Deus. Esses homens não criaram a mensagem. Eles foram simplesmente os canais da revelação, não seus originadores. Pedro, de maneira muito intencional, destacou o Espírito como fonte de inspiração das profecias: embora escritas por homens, ‘jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana’ (2Pe 1:21). É essa origem divina que confere à Bíblia a autoridade máxima sobre nossa vida.”1

“Deus usou seres humanos para proclamar Sua Palavra ao mundo. Como podemos ser usados pelo Espírito Santo para fazer algo semelhante hoje, não escrevendo as Escrituras, mas proclamando o que foi escrito?”1

Domingo, 01 de janeiro de 2017. Saiba mais, ouça o Comentário em áudio  da Lição da Escola Sabatina (LES) ou se preferir faça um Curso Bíblico.
__________________
1 LIÇÕES da escola sabatina. O livro de Jó. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 486, Out. Nov. Dez. 2017. Adulto, Professor.
2 BIBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Graça para a obediência

Suprema lealdade a Cristo

Conselho aos filhos